A Microsoft lançou a função sudo para a versão de visualização do Win11 Build 26052. Após o lançamento, alguns usuários encontraram vestígios do uso desse comando na versão de visualização do Windows Server 2025. No entanto, a Microsoft explicou o motivo disso nas notas de versão 26052. A empresa disse que não tem intenção de fornecer suporte sudo para Windows Server.
A Microsoft revelou que o recurso está disponível apenas para a versão de consumidor do Windows 11. O sudo que apareceu na versão anterior do Windows Server foi apenas um acidente e ficará inativo no futuro, de acordo com a empresa.
Observação: uma configuração que habilita o sudo pode aparecer incorretamente nas compilações do Windows Server Insider Preview, mas o recurso não será habilitado no Windows Server e a configuração será desabilitada em uma compilação futura do Server Insider Preview.
Microsoft
Qual é esse comando?
O comando sudo é um programa de console Linux que permite que usuários com poucos privilégios executem um comando com privilégios elevados. A Microsoft já havia anunciado que estava trazendo o comando sudo do Linux para o Windows Server 2025. Mais tarde, foi confirmado que esse recurso só estaria disponível nas versões de consumidor do Windows 11.
O comando sudo em sistemas Linux e Unix permite que os usuários executem comandos com os privilégios de segurança de outro usuário, normalmente o superusuário ou root. Isso pode ser útil para executar tarefas administrativas enquanto estiver conectado como usuário normal.
Quando um comando é prefixado com sudo, ele é executado com privilégios elevados e o usuário pode ser solicitado a inserir sua senha para confirmar sua autorização. Por exemplo, sudo apt-get update
permite que um usuário normal atualize os pacotes do sistema com os privilégios do superusuário. O comando sudo é uma ferramenta poderosa que deve ser usada com cautela. Isso ocorre porque permite que os usuários façam alterações significativas em um sistema.
Como habilitar o Sudo para Windows
Para habilitar o Sudo para Windows, navegue até a página Configurações> Para desenvolvedores nas Configurações do Windows e ative a opção “Ativar Sudo”. Como alternativa, você pode ativar o Sudo para Windows executando o seguinte comando em uma sessão de console elevada: sudo config –enable. A função sudo na versão de visualização do Windows 11 está desabilitada por padrão. Os usuários do Build 26052 podem ir em “Configurações > Sistema > Para Desenvolvedores” para encontrar a opção “Ativar sudo”.
Quando você executa um processo na linha de comando com sudo, uma caixa de diálogo do UAC aparecerá. Ele pedirá ao usuário para confirmar a elevação. E você poderá usar sudo no terminal como faz no Linux ou macOS.