O Google está preparando um novo recurso para o Android 15 que permitirá aos usuários visualizar a vida útil de seu hardware, como chips de armazenamento interno (ROM). Autoridade Android descobriu o desenvolvimento deste recurso. Este recurso faz parte dos esforços contínuos do Google para resolver problemas de vida útil do hardware. Lembre-se de que a empresa já havia adicionado informações relacionadas ao estado da bateria ao Android 14 no ano passado. No entanto, ele foi posteriormente removido na atualização do Android 14 QPR2 em março deste ano. Isso mostra que o Google vem prestando atenção aos problemas de vida útil do hardware há algum tempo.
IMPORTÂNCIA DA VIDA ÚTIL DO HARDWARE
À medida que os principais OEMs de smartphones começaram a fornecer políticas de manutenção atualizadas por mais de três anos, fatores como serviço pós-venda, substituição de peças e capacidade de autorreparo tornaram-se mais importantes para os usuários na compra de um novo telefone. Com o novo recurso do Android 15, os usuários poderão monitorar a vida útil de seu hardware. Isto ajudará os usuários a tomar decisões informadas sobre quando substituir ou reparar seus dispositivos.
APLICATIVO DE DIAGNÓSTICO DE DISPOSITIVO
A nova API no Android 15 permitirá que o aplicativo “ Device Diagnostics ” recupere a vida útil restante do chip de memória e a exiba como uma porcentagem inteira. Atualmente, esta API foi habilitada na versão mais recente do Android 15 beta 1. No entanto, nem todos os dispositivos suportam a exibição da vida útil restante do chip de memória. O dispositivo precisa ser capaz de coletar as informações correspondentes por meio do Health HAL e permitir que o sistema Android as leia. A função da API em si é apenas exibir a vida útil restante do chip de memória. O Android coletou informações que estão disponíveis para aplicativos (do sistema).
Em dispositivos que não suportam esse recurso, a API retornará -1 (indicando que o recurso não está disponível). No entanto, se a API retornar 90, significa que o chip de memória ainda tem 90% de vida útil.
COMPROMISSO DO GOOGLE COM RECURSOS FÁCEIS DE USAR
O Google mesclou o código relevante enviado ao AOSP na base de código interna. Esta também é a base de código que o Google usará para compilar sua versão do Android 15. A descrição inicial do patch que implementa esta nova API afirma que ela é apenas ligeiramente diferente da API anterior usada para manutenção ociosa. Isto indica o compromisso do Google em fornecer recursos fáceis de usar. O patch também menciona que o valor “destina-se a ser exibido ao usuário”. Mas apenas alguns dispositivos, como a série Google Pixel, podem exibir a vida restante com precisão de 1%. Os outros dispositivos fazem isso com menos de 10% de precisão.
Embora o Google não force os fabricantes OEM a se adaptarem a esta API, os usuários podem considerar opções de reparo de terceiros ou seguro de telefonia móvel para proteger seus dispositivos contra perdas ou danos. Com um seguro dedicado para telefonia móvel, os usuários têm cobertura para custos de reparo e substituição em caso de perda, roubo ou dano do telefone. Se os usuários tiverem seguro de conteúdo, ele já poderá cobri-los por danos a um telefone celular. No entanto, eles devem verificar a apólice com muito cuidado e falar com sua seguradora em caso de dúvida.
MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES
A manutenção do computador também é crucial para prolongar a vida útil dos dispositivos. Limpezas regulares, atualizações do disco rígido e prevenção de vírus podem ajudar a manter computadores e laptops em boas condições. Eles podem prolongar sua vida útil e melhorar a segurança da navegação na web.
CONCLUSÃO
O novo recurso do Google no Android 15 permitirá aos usuários visualizar a vida útil de seu hardware. Isso fornecerá mais informações para tomar decisões informadas sobre seus dispositivos. Ao combinar esse recurso com opções de reparo de terceiros e seguro de telefonia móvel, os usuários podem garantir que seus dispositivos estejam protegidos contra perdas ou danos. Além disso, seguindo as melhores práticas para prolongar a vida útil dos seus dispositivos, os utilizadores podem desfrutar dos seus smartphones durante o maior tempo possível.