Se você acompanha o Sempre Update deve saber que nos últimos anos, o desenvolvimento de ransomwares, principalmente para os sistemas Windows e Mac OS X, tem aumentado drasticamente, tão rapidamente que poderia já ter atingido você ou alguém que você conhece.
Centenas de milhares de variantes de ransomware surgem todos os dias, é muito difícil para as tradicionais ferramentas baseadas em assinatura antivírus manter seu banco de dados de assinatura sempre atualizado. A solução era conhecida como RansomFree.
Com sede em Boston, a empresa de segurança Cybereason havia lanado RansomFree, um software que podia detectar a maioria dos ransomwares antes deles começarem a criptografar seus arquivos, além de alertar o usuário das medidas a serem tomadas.
O RansomFree ficou conhecido por ser um produto gratuito e compatível com PCs que executam os sistemas Windows 7, 8 e 10, assim como Windows Server 2010 R2 e 2008 R2.
Em vez de assinaturas de malwares atualizados regularmente para combater os programas maliciosos, o RansomFree utilizava uma técnica própria baseada no comportamento para detectar novas variantes de ransomwares em ação antes que a ameaça tenha uma chance de criptografar seus dados.
Se fosse detectado qualquer comportamento anormal em seu PC, o RansomFree suspendia o programa suspeito e sinaliza-o para uma revisão. Por padrão, o RansomFree suspendia qualquer atividade que considere suspeita – mesmo que seja um software de criptografia legítimo que tenha algum comportamento em comum com um ransomware.
Para os usuários do Mac OS X, havia o RansomWhere que funcionava de forma semelhante ao RansomFree, bloqueando os processos suspeitos e esperando que o usuário decida se deseja permitir ou interromper o processo. Para mais informações sobre essa péssima notícia, consulte o site da empresa.