Nesse tutorial vamos ver como recuperar o GRUB do Debian com o disco de instalação de modo bem simples sem precisar dar boot com algum live-cd/dvd/pendrive ou outro sistema que esteja em dual boot por exemplo.
GRUB
O GRand Unifield Bootloader, como conhecemos GRUB, é um utilitário que gerencia o boot para iniciar um, dois ou mais sistemas operacionais instalados na mesma máquina, podendo ele ser GNU/Linux, Windows ou versões do BSD.
O GRUB é disponibilizado pelo projeto GNU e foi originalmente projetado e implantado por Erich Stefan Boleyn.
A maioria das distribuições por default, instala o GRUB para gerenciar o boot da máquina e no nosso caso, como estamos utilizando o Debian no momento, vamos ver como recuperar o GRUB do Debian com o disco de instalação do mesmo.
Como recuperar o GRUB do Debian com o disco de instalação
Quando temos mais de um sistema operacional na mesma máquia em dual boot, podemos por descuido ou falta de atenção quebrar o GRUB que está instalado gerenciando o boot. Por descuido, ao configurar o openSUSE na mesma máquina, foi instalado o GRUB, sendo que o mesmo foi setado para ser instalado na partição do sistema e não na MBR do disco e assim ficamos sem ter acesso ao GRUB do Debian que está instalado na MBR.
Sendo assim vamos dar boot com o disco de instalação do Debian e seguir as etapas conforme fossemos instalar o Debian, logo essas etapas são para recuperar o GRUB e assim deixar o mesmo gerenciando novamente o boot.
As etapas de recuperação
1. Boot pelo disco de instalação
Vamos dar boot pelo disco de instalação, escolher a opção Advanced options e em seguida Graphical rescue mode.
2. Setar o idioma, localidade e teclado
Dando prosseguimento nas etapas, escolhemos o idioma Português (Brazil) para melhor compreensão do que estamos fazendo caso não dominemos outra língua. Todavia escolhemos a localidade Brasil e o mapa do teclado Português Brasileiro.
3. Configurar a rede, nome da máquina e fuso horário
Será processado o carregamento dos componentes da máquia como hardware e configuração de rede. Nesse momento não se preocupe se a rede vai ser detectada ou não, pois a intenção é apenas recuperar o GRUB, sendo assim prossiga as etapas seguintes em Não configurar a rede agora.
Como não configuramos a rede não se preocupe com o nome que vai dar a máquina, deixamos como default e prosseguimos.
A mesma coisa faremos para a configuração do fuso horário, assim sendo deixamos como default sem problema.
4. Recuperar o GRUB
Agora que vem a mais delicada etapa da recuperação. Devemos escolher em qual partição esta instalado nosso sistema Debian e em seguida escolher a opção Reinstalar o carregador de inicialização GRUB. No entanto, devemos especificar em qual device esta instalado o GRUB e setarmos ela adequadamente para a reinstalação.
Depois de reinstalar o GRUB já podemos Reinicializar a sistema.
Pronto! GRUB do Debian recuperado e carregado.
Ficamos por aqui e até a próxima…