A AMD está preparando uma atualização significativa para o driver gráfico AMDGPU, visando uma melhoria de desempenho para placas gráficas discretas no ciclo do kernel Linux 6.13. A mudança introduz um perfil de energia mais agressivo, aplicado automaticamente a essas GPUs no momento da inicialização, o que pode trazer um aumento notável de performance em workloads 3D de tela cheia.
De acordo com Alex Deucher, mantenedor do driver AMDGPU, as GPUs integradas continuarão utilizando o perfil padrão “bootup”, enquanto as placas gráficas discretas passarão a operar com o perfil de “tela cheia 3D”. Este perfil, mais agressivo, é similar ao que o sistema Windows utiliza em modo 3D, mas como o Linux não possui um equivalente para detectar com precisão quando um jogo ou aplicativo 3D em tela cheia está sendo executado, o perfil será aplicado por padrão logo no boot.
A mudança pretende resolver reclamações de usuários, como o bug report de três anos relacionado a uma economia de energia excessiva no modelo Radeon RX 6800, que causava travamentos, e outro mais recente que apontava uma gestão inadequada de energia no RDNA3, resultando em clocks baixos.
Embora esse ajuste traga vantagens no desempenho, também é importante notar que a nova abordagem aumenta o consumo de energia, devido à elevação mais rápida das frequências de clock da memória e do núcleo da GPU.
Com essa modificação, espera-se que o patch seja incluído na próxima versão do kernel Linux 6.13, oferecendo uma solução para os problemas de energia e desempenho observados em algumas GPUs discretas da AMD.