As boas notícias não param de chegar da Fundação Mozilla. Agora, foi anunciado que o Firefox terá gerenciador de tarefas próprio. Este gerenciador mostrará o consumo de memória para cada guia e extensão. Por enquanto, a novidade se restringe à versão Quantum.
Embora o Firefox 63 , lançado no mês passado, tenha sido uma atualização modesta, recentemente adicionou recursos anti-rastreamento e até mesmo um monitor que verifica se seus dados foram filtrados.
Na versão 64
Agora, com o próximo lançamento do Firefox 64, vamos receber um recurso que muitos querem há algum tempo: um gerenciador de tarefas como o Chrome ou o próprio Windows .
Atualmente, se na barra de endereços do Firefox escrevermos
about:performance
o navegador nos mostra uma lista das guias abertas e os recursos que estão consumindo. Com o Firefox 64, o formato será alterado e também teremos acesso direto no menu.
Para versão 65
Nós podemos testar isso já a partir da versão beta do Firefox 64. Além disso, quando o Firefox 65 chegar, o gerenciador de tarefas receberá uma seção de “memória” que nos informará exatamente quanto de RAM cada aba aberta e cada extensão ativa consomem . Isso já pode ser testado na versão Nightly .