A Oracle lançou o Java 11, que foi marcado por ser a primeira versão com suporte de longo prazo, ou também chamada de LTS. E hoje, para facilitar a vida de muitos usuários do Ubuntu, Linux Mint ou Debian, vamos fazer a instalação via PPA, e sem nenhum problema.
É importante destacar que o pacote do Oracle Java 11 que está disponível nesta PPA, é o originalmente distribuído pela empresa. O que muda é apenas o empacotamento e o repositório. E hoje você saberá como instalar o Oracle Java 11 no Ubuntu, Debian, Linux Mint, também aplicado às suas inúmeras variações.
Observe que o pacote fará o mesmo efeito quando comparado ao pacote da Oracle que você teria que extrair os arquivos. Assim, você pode analisar o pós-instalação, e perceber que os pacotes estão no /usr/lib/jvm/jdk-11.
O instalador do Oracle Java 11 desta PPA pode definir o Java 11 como padrão e definir variáveis de ambiente (JAVA_HOME, etc.). Desta forma, todo o trabalho será feito para você.
O instalador apenas fará o download do Oracle Java 11 (disponível apenas para 64 bits) dos servidores da Oracle. Isso ocorre porque a licença não permite o upload do binário para o PPA. Esta PPA é alimentada pela Linux Uprising.
Instalando o Oracle Java 11 (JDK 11) no Ubuntu, Linux Mint ou Debian via PPA
Para instalar o Oracle Java 11 no Ubuntu ou Linux Mint, siga os passos abaixo. Primeiramente vamos abrir um Terminal, você pode fazer isso manualmente ou se preferir use o atalho Ctrl + Alt + T e cole os comandos abaixo:
sudo add-apt-repository ppa:linuxuprising/java
sudo apt update
Agora vamos para o processo de instalação, execute o comando abaixo:
sudo apt install oracle-java11-installer
Se você é um usuário do Debian de 64 bits, você deve executar os comandos abaixo para instalar o Oracle Java 11.
Você verá duas opções: Na primeira opção, o Oracle Java 11 não será definido como padrão no Debian. Mais adiante você verá o pacote que vai defini-lo como padrão. Escolha a que você julgar mais interessante.
su -
echo "deb http://ppa.launchpad.net/linuxuprising/java/ubuntu bionic main" | tee /etc/apt/sources.list.d/linuxuprising-java.list apt-key adv --keyserver hkp://keyserver.ubuntu.com:80 --recv-keys 73C3DB2A
apt-get update
apt-get install oracle-java11-installer
exit
O oracle-java11-installer tem um campo Recommends para o oracle-java11-set-default que define o Oracle Java 11 como padrão (incluindo a configuração da variável de ambiente JAVA_HOME, que requer uma reinicialização da sessão). Esses pacotes recomendados são instalados automaticamente no Ubuntu, mas não em outras distribuições Linux baseadas puramente no Debian.
Agora, vamos para o comando de instalação. Nesta opção observe que temos o item default, ele vai definir o Oracle Java 11 como padrão no Debian.
sudo apt install oracle-java11-set-default
Para verificar a versão do Java instalado execute o comando abaixo:
java -version
Caso queira desinstalar o Oracle Java 11 no Ubuntu, Linux Mint ou Debian, execute o comando abaixo:
sudo apt remove oracle-java11-set-default
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Oracle Java 11 no Ubuntu, Linux Mint e Debian. Qualquer dúvida, chame-nos no grupo via Telegram. Busque por @sitesempreupdate já somos mais de 1500 usuários por lá!