A empresa NVIDIA lançou um novo driver para o Linux que inclui melhorias interessantes em relação à versão anterior, algo que os fãs da marca americana de GPUs vão apreciar. Esse novo driver, entre outras coisas, se destaca por ter suporte para monitores compatíveis com a tecnologia G-SYNC. Ou seja, com suporte para monitores de jogos que, graças a ele, podem mostrar objetos imediatamente com mais clareza. Assim, veja que NVIDIA tem um novo driver para Linux.
É um controlador Beta e parece bastante interessante, especialmente se você considerar este mundo florescente de jogos Linux. O recurso adiciona o suporte para tal tecnologia que com certeza irá agradar aos jogadores Linux. Portanto, com este novo driver, todos os usuários que possuírem um monitor FreeSync devem ser capazes de ativar o G-SYNC sem problemas.
Porém, esse driver ainda precisa ser aprimorado pelos desenvolvedores, pois tem algumas limitações além de ser um Beta. Por exemplo, somente o G-SYNC funcionará com um monitor e se o jogo estiver exibindo em tela cheia. Isso irritou alguns jogadores, já que é inútil quando muitos jogadores usam mais de um monitor.
No entanto, o processo está melhorando e eles desenvolveram outras frentes, como suporte melhorado para Vulkan e OpenGL, solução de certos problemas que impedem que selecione telas nas configuração do NVIDIA com Vulkan. Também foi adicionado suporte para o Video Codec SDK 9.0 e suporte para Turing NVENC/NVDEC etc.
Você já sabe que existem drivers abertos e proprietários para as placas gráficas, se você quiser saber mais sobre os proprietários, você pode clicar neste link no site oficial da NVIDIA.
Driver NVIDIA 418.30 Linux adiciona codec de vídeo SDK 9.0 e suporte a fluxo óptico
Enquanto o suporte inicial ao “G-SYNC Compatible” (FreeSync) é o grande destaque do driver NVIDIA 418.30 para o Linux, também há outras mudanças para se explorar.
O recurso G-SYNC Compatible/FreeSync é provavelmente mais interessante para a maioria dos usuários do NVIDIA Linux. No entanto, também há outros trabalhos para encontrar nesta nova série de drivers beta.
Agora que as notas de versão estão disponíveis, aqui estão alguns dos recursos:
- Suporte para NVIDIA Video Codec SDK 9.0 com suporte a codificação/decodificação de vídeo Turing NVENC/NVDEC, suporte para decodificação YUV 4: 4: 4 para H. 265/HEVC em Turing e a capacidade de alimentar uma imagem Vulkan para NVENC usando o suporte a interoperabilidade Vulkan-CUDA;
- Suporte NVIDIA Optical Flow como uma nova biblioteca (libnvidia-opticalflow.so) para cálculos acelerados por hardware de vetores de fluxo óptico e valores de disparidade estéreo. A NVIDIA lançará um SDK de Fluxo Óptico no final deste trimestre;
- Suporte para apresentação estéreo no Vulkan;
- Correção de falha do aplicativo OpenGL após comutadores VT repetidos.Mais detalhes sobre o novo driver NVIDIA 418.30 Linux via NVIDIA.com.
Onde adquirir
O driver NVIDIA 418.30 pode ser baixado diretamente aqui. Esta é uma boa notícia para os jogadores Linux com suporte a FreeSync da NVIDIA. Por outro lado, a AMD com o Mesa 19.0 + Linux 5.0 (devido a estabilidade em cerca de um mês) é o suporte inicial do FreeSync para placas gráficas Radeon.
Driver AMDVLK 2019.Q1.4 traz suporte para Vega 20 e Raven 2
A saída do código de driver Radeon Vulkan de código aberto AMDVLK desta semana traz suporte para as placas gráficas Vega 20 (Vega 7nm) e Raven 2 APUs.
A AMD fez seu código semanal sair na terça-feira e marcou essa nova versão como versão 2019.Q1.4. O principal destaque deste último código é o suporte oficial para o Vega 20, bem como o Raven 2, ainda a ser lançado.
Esse suporte Vega 20 também vem com alguns ajustes básicos por aplicativo, incluindo a desativação do DCC para DOOM, exceto em 32 bpp, sempre permitindo o DCC para o Wolfenstein II e desativando o DCC para o Dota 2.
Ao pesquisar o código com as adições do Vega 20/Raven 2, não houve surpresas no lado do Vega. Para o Raven 2, ou eles estão mantendo alguns valores intencionalmente baixos, por enquanto, para não revelar detalhes antes do lançamento, ou o Raven 2 parece estar lento em relação ao Raven.
Houve também mais código VK_EXT_transform_feedback mesclado em XGL. Parece que o feedback de transformação agora pode estar funcionando totalmente para o AMDVLK, já que foi adicionado agora às extensões do dispositivo.
Outro trabalho inclui permitir que a velocidade do clock da CPU seja reportada pelo Radeon Graphics Profiler (RGP), além de correções de bugs nas barreiras.
No geral, a queda de código AMDVLK desta semana é uma das atualizações de código mais excitantes para este driver há algum tempo.
Código-fonte e binários Debian/Ubuntu para este novo driver criado a partir do GitHub .