A Geração Z – indivíduos nascidos entre 1995 e 2010 – estão começando a assumir a força de trabalho. Os cerca de 61 milhões de Gen Zers nos EUA, agora possui uma população maior que a Gen X e dois terços do tamanho de “baby boomers”. Além disso, as previsões apontam que a nova geração também está projetada para superar a geração do milênio, segundo um recente relatório do LinkedIn. Assim, as empresas de tecnologia estão encontrando dificuldades para recrutar recém formados.
As pessoas que compõem a Gen Z são nativas digitais ou passaram a maior parte de suas vidas convivendo com a tecnologia. A maioria (73%) classificou sua alfabetização em tecnologia como boa ou excelente. Então, isso pode ser extremamente atraente para empresas que desejam executar iniciativas de transformação digital.
À medida que as gerações mais velhas alcançam a aposentadoria, atrair essa nova população – que possui uma qualificação e base de conhecimento mais atualizadas – é vital para as organizações. No entanto, ao recrutar jovens contratados, as empresas não devem se concentrar apenas nas habilidades técnicas, disse Liesl Bernard, CEO da firma CannabizTeam.
As empresas precisam de um tempo e certificar-se de que estão indo atrás de pessoas com as habilidades certas, disse Bernard. No entanto, as empresas também precisam recrutar para se adequar à cultura e encontrar pessoas que possam ampliar as metas da empresa, alegou.
Encontrar os candidatos certos pode ser difícil. Porém, existem lugares específicos que as organizações podem procurar e estratégias que podem usar para atrair o talento certo.
Onde procurar por novos talentos?
Aqui estão três lugares para os recrutadores e gerentes de RH começarem sua busca por novos graduados universitários para contratar:
1. Online
O primeiro lugar para começar é realmente on-line, disse Brittany Hale, recrutadora de empresas sênior da agência de recrutamento Mondo. De fato, é um desses quadros de empregos que os jovens procuram. Para os usuários, é livre para publicar seus currículos, tornando o site especialmente atraente para recém-formados, disse ela.
Para as empresas, a Indeed e sites semelhantes têm assinaturas diferentes com base nas necessidades de contratação da organização, acrescentou Hale.
Mesmo se você for uma pequena empresa ou apenas precisar de alguém recém-saído da faculdade e quiser uma pessoa em sua equipe, você pode contatar um certo número de pessoas por uma quantia X de dólares, e não é nada astronômico demais, disse ela.
2. feiras de carreira
Feiras universitárias de carreira são ótimas oportunidades para fazer conexões presenciais com jovens talentos, disse Bernard, e podem ser facilmente coordenadas através do escritório do tesoureiro em cada faculdade.
Assim como os estudantes, as empresas podem simplesmente se inscrever para participar da feira de carreira, disse Hale. Fazer conexões on-line iniciais é ótimo, mas a chance de conversar e discutir cargos em pessoa pode dar às empresas uma visão da personalidade de um candidato.
Para as empresas serem competitivas, elas devem articular sua cultura e suas oportunidades de crescimento dentro da organização, disse Bernard. Feiras de carreira são um local privilegiado para a comunicação de tais tópicos.
3. Campos de treinamento
Para empresas que buscam talentos tecnológicos em particular, a codificação e outros campos de treinamento relacionados à tecnologia são recursos inestimáveis, disse Hale. Se um candidato está saindo diretamente de um campo de treinamento, ele pode ter esse conhecimento técnico e experiência em sua mente, acrescentou ela.
Como apelar para graduados recentes
Flexibilidade
Com quase metade (46%) dos funcionários da Geração Z trabalhando como freelancers, a flexibilidade é uma prioridade para os jovens profissionais.
Muitos jovens estão procurando flexibilidade e capacidade de ter um pouco mais de autonomia”, disse Bernard. Mesmo um dia remoto pode tornar a vida de todos muito mais fácil, acrescentou Hale. Dar aos novos contratados a opção de trabalhar remotamente de vez em quando pode fazer grande diferença, disse.
A viagem também pode ser atraente para os jovens, disse Bernard. A flexibilidade e a oportunidade de viajar pelo país ou internacionalmente é especialmente atraente para a Geração Z e pode realmente ajudar as empresas a se destacarem se um candidato tiver várias ofertas, acrescentou ela.
Eficiência
Enquanto o processo de recrutamento é importante e merece tempo e reflexão, deixar os candidatos à espera de meses numa decisão ajuda apenas a dar-lhes mais tempo para aceitar outra oferta. Hale disse que manter entrevistas para uma ou duas rodadas é ideal:
Eles são recém-graduados. Isso deve ser realmente suficiente para você decidir se eles são uma boa opção para sua equipe, concluiu.