Em primeiro lugar, navegador Chrome do Google tem uma forma um pouco diferente de acesso através ao protocolo FTP. Veja a seguir uma dica rápida de como ficar acessando FTP através do navegador Chrome.
Temos de lembrar que o FTP (File Transfer Protocol) foi inventado em 1971 e serve para receber ou enviar arquivos a um servidor. As conexões são normalmente feitas na portas 20 e 21 e não possuem nenhuma criptografia.
Diante disso, a partir do Chrome 63, o navegador mostrará o aviso “Não seguro” sempre que você estiver acessando um diretório ou um arquivo hospedado em um servidor FTP.
Conforme pode ser verificado na imagem acima, o navegador Chrome está acessando o site via FTP em seu modo passivo.
O acesso se dá por meio da digitação diretamente através da barra de navegação.
Exemplo: ftp://sft.if.usp.br/
Portanto, o modo ativo pode ser utilizado pela inclusão do login e senha na barra de navegação. Porém, não é recomendável, pois irá expor o acesso de forma não segura.
Mediante ao que foi apresentado, o protocolo SFTP (Secure FTP) é recomendável. Isso porque ele inclui uma camada de criptografia no tráfego das informações no momento da autenticação entre o usuário e o servidor FTP.
Em vista disso, recomendamos que os leitores também acessem os links abaixo para conhecerem melhor sobre o Chrome e suas possibilidades:
Chrome começa a bloquear URLs confusas
Chrome 76 permite modo escuro e dificulta uso do Flash
Google lança Portals, um novo sistema de navegação de páginas da web para o Chrome
Espero que a dica tenha ajudado.
Abraços à todos!!!