O Linux vive e morre pelo kernel. Se você conhece o funcionamento do GNU/Linux, o Linux é o kernel. Todo o resto são apenas ferramentas que interagem com ele. Essas ferramentas permitem que você faça o trabalho real, mas não poderiam fazer nada sem o kernel. Neste artigo, aprenda como fazer downgrade do kernel no Linux.
Inicializar em um kernel mais antigo
O kernel de um sistema operacional é como o seu sistema cardiovascular. Você tende a esquecer isso até que algo dê errado. Não é tão frequente, mas as atualizações do kernel podem dar errado. Quando o kernel atualizado não permite que você use seu computador, é hora de fazer o downgrade.
A boa notícia se você atualizou seu kernel recentemente é que esse processo quase nunca se livra do kernel antigo. O único caso em que isso pode acontecer é se você desinstalou imediatamente o kernel antigo, o que não é uma boa ideia.
Quando o computador carrega o GRUB, pode ser necessário pressionar uma tecla para selecionar opções não padrão. Em alguns sistemas, os kernels mais antigos serão mostrados aqui, enquanto no Ubuntu você precisará selecionar “Opções avançadas para o Ubuntu” para encontrar kernels mais antigos.
Depois de selecionar o kernel mais antigo, você inicializará no seu sistema. Tudo deve funcionar como costumava. Se você ainda está tendo problemas, o kernel pode não ser o problema.
Remova o kernel problemático
Se você inicializou em seu computador e tudo está funcionando conforme o esperado, o kernel atualizado provavelmente é o problema. Tecnicamente, você pode fazer isso sempre que inicializar o computador, mas faz mais sentido remover o kernel problemático.
Você pode fazer isso usando as ferramentas de gerenciamento de pacotes da sua distribuição. Isso varia de acordo com o sistema que você está usando. Você também precisa saber a versão do kernel que deseja remover. Isso pode ser encontrado durante a inicialização na tela do GRUB. Para o Ubuntu e outras distribuições baseadas em apt, você pode usar um comando como o seguinte:
Você precisará substituir VERSÃO acima pelo número exato da versão do kernel problemático que deseja remover. Se você apenas deseja retê-los por um tempo, pode usar o seguinte comando:
Evitando problemas futuros
Uma das maneiras mais fáceis de evitar esse tipo de problema é evitar a atualização imediata. Isso lhe dará a chance de ver se algum relatório de usuários com problemas no kernel será exibido. Você deve ficar especialmente atento a usuários com hardware semelhante ao seu.
Se a estabilidade é a chave para você, você também pode optar por usar distribuições LTS. Elas são atualizadas com menos frequência, além das atualizações de segurança. Consequentemente, isso significa que você pode contar com mais estabilidade.
Conclusão
Embora a desatualização seja a maneira mais fácil de lidar com problemas relacionados ao kernel, não é a única maneira. Às vezes também não é possível. Talvez o kernel atualizado inclua o suporte de hardware que você precisa desesperadamente, enquanto o bug está relacionado ao hardware que você nem usa.
Neste artigo, você aprendeu como fazer downgrade do kernel no Linux.
Se gostou, não deixe de compartilhar!
Fonte: Make Tech Easier
Leia também: Linus Torvalds inicia desenvolvimento do Kernel 5.4