Chrome reduzirá o uso de RAM com o congelamento de guias

Chrome reduzirá o uso de RAM com o congelamento de guias
chrome

O navegador Google Chrome reduzirá o uso de RAM com o congelamento de guias. O Google Chrome é sem dúvida um dos maiores consumidores de memória do Windows e, quanto mais você o usa, mais memória RAM ele consome no seu dispositivo.

Assim, o Google sabe muito bem que o Chrome precisa de um melhor gerenciamento de recursos. Para não ser injusto, a empresa já lançou várias ferramentas para ajudar a reduzir o impacto que causa no desempenho do sistema.

Em 2015, por exemplo, o Google lançou um recurso cujo objetivo era especificamente melhorar a maneira como o navegador aloca recursos para cada guia em execução. Assim, poderia eventualmente intervir e cortar guias que exigem muita RAM.

Descartado por aba chamada, esse recurso monitorou as abas e suspendeu as que não estão sendo usadas. Então, garantia que não estejam ativas ou recarregadas em segundo plano. Isso ajudou a impedir que os recursos fossem alocados para a guia sem necessidade e, em algum nível, melhorou o desempenho do sistema ao ficar com pouca memória.

Chrome reduzirá o uso de RAM com o congelamento de guias

Agora, o Google está pronto para dar um passo adiante com outro recurso semelhante chamado Tab Freeze.

Conforme descoberto pelo TechDows, essa nova ferramenta funciona da mesma maneira, porém, oferece aos usuários o poder de configurar como tudo funciona. Além disso, mais importante, por quanto tempo as guias ficam suspensas.

Esse novo recurso faz parte da versão mais recente do Canary, e você pode tentar ativá-lo na tela de sinalizadores.

Para fazer isso, primeiro você precisa ter certeza de que está executando a versão mais recente do Chrome Canary 79.0.3941.0. Portanto, se sua versão for mais recente que isso, você já pode começar.

Em seguida, inicie o navegador e, na barra de endereço, digite o seguinte código para acessar a tela de sinalizadores:

chrome://flags

Em seguida, procure o seguinte sinalizador:

Tab Freeze

O seguinte atalho permite que você atinja essa opção mais rapidamente se você copiar o código e colá-lo na barra de endereços do Chrome Canary:

chrome://flags/#proactive-tab-freeze

Como observa a descrição do sinalizador, “permite o congelamento de guias qualificadas quando elas ficam em segundo plano por 5 minutos”.

Existem cinco opções diferentes para este sinalizador:

Chrome reduzirá o uso de RAM com o congelamento de guias

Ativar o sinalizador significa que o Google Chrome congelará automaticamente as guias que ficaram inativas em segundo plano por 5 minutos. Uma terceira opção permite que o navegador as congele sem descongelar posteriormente.

Depois que esse recurso estiver ativado e em execução no dispositivo, você poderá ver o status atual das guias e congelar ou descongelar manualmente, digitando o seguinte código na barra de endereços do Chrome:

chrome://discards

Neste momento, não há um ETA sobre quando o Google pode trazer esse recurso para todos, mas é bastante claro que o congelamento de guias ainda está nos seus primeiros dias e ainda são necessários refinamentos adicionais. 

Esse é realmente o objetivo do Chrome Canary em primeiro lugar, pois essa versão do navegador permite que os usuários experimentem novas idéias antes de serem lançadas na versão estável do Chrome. Da mesma forma, permite o envio de comentários à empresa para refinar ainda mais seus experimentos. No entanto, esse recurso ainda não poderá ser experimentado por usuários do Linux, que têm acesso apenas às versões Stable, Dev e Beta do navegador. 

A próxima versão estável do navegador é o Google Chrome 78, e está projetada para ser enviada às plataformas suportadas ainda este ano.

Fonte: Softpedia