Seguindo a publicação do USB 4, a indústria de hardware para PC tem outro anúncio relacionado à conectividade para nós. O Grupo de Interesse Especial de Interconexão de Componentes Periféricos (PCI-SIG, sigla em inglês) – o pessoal responsável pelo tratamento das certificações PCI – anunciou em um post de blog que o trabalho na sua futura especificação PCI Express 6.0 (PCI-E 6.0) acaba de atingir um marco importante no desenvolvimento.
A especificação PCI Express 6.0
O PCI-SIG concluiu o trabalho na Revisão 0.3 da especificação, o que significa que o PCI Express 6.0 está agora no caminho certo para ser finalizado em 2021; assumindo que o grupo não atinja nenhum grande obstáculo antes disso. Para quem não sabe, o PCI-E 6.0 trará taxas de dados de 64 GT/s (duas vezes mais rápido que os 32 GT/s do PCI-E 5.0), enquanto “mantém a compatibilidade com versões anteriores” de todas as gerações anteriores da tecnologia.
De acordo com o PCI-SIG, os dois novos recursos principais do PCI-E 6.0 serão a codificação PAM-4 (Modulação de Amplitude de Pulso com 4 níveis) e a “correção de erros avançados de baixa latência”, que devem ajudar a aumentar a “eficiência da largura de banda”. Em outras palavras, o 6.0 é (previsivelmente) definido como a especificação PCI-E mais rápida até o momento.
Infelizmente, isso pode não significar muito para o usuário médio do PC. Como muitos de nossos leitores provavelmente sabem, a especificação PCI-E 5.0 ainda não foi implementada em nenhuma placa-mãe de consumidor comum. Além disso, até mesmo a especificação PCI-E 4.0 ainda não é amplamente suportada (embora isso esteja mudando).
Por fim, independentemente disso, o PCI-SIG incentivou suas empresas membros a oferecer sugestões ou contribuir para a especificação do PCI-E 6.0 no futuro.
Neste artigo, você viu que a especificação PCI Express 6.0 deve ser finalizada em 2021.
Se gostou, não deixe de compartilhar!
Fonte: Tech Spot
Leia também: