Nos últimos anos, vimos a grande fabricante de automóveis BMW se engajar mais em código aberto e Linux. Na conferência Open-Source Summit Europe e Embedded Linux Conference Europe desta semana, eles conversaram mais sobre o crescente uso do Linux na linha de montagem para os automóveis.
Hélio Chissini de Castro, da BMW, apresentou-se no evento desta semana. Para quem não estava presente, seu deck de slides está disponível aqui (PDF).
BMW continua fazendo grandes progressos com o Linux. Alguns dos destaques incluem:
- O sistema de infotainment “unidade principal” do veículo da BMW está sendo executado no Linux;
- O sistema operacional Linux da BMW é “do zero”, mas baseado no Yocto;
- O código da BMW GUI foi portado para o Linux para preservar sua base de código legada;
- Eles constroem tudo a partir da fonte internamente e não aceitam mais blobs binários arbitrários;
- A BMW está participando do projeto ELISA da Linux Foundation para sistemas críticos de segurança de código aberto. Toyota, Suzuki e outros também estão envolvidos com o ELISA;
- Eles também estão começando a usar o Linux em suas linhas de montagem.
O que é o Projeto ELISA?
A missão do projeto Habilitando Aplicativos de Segurança em Linux (ELISA) é facilitar o processo para as empresas criarem e certificarem aplicativos críticos de segurança baseados em Linux. Ele foi lançado oficialmente pela Linux Foundation em fevereiro deste ano.
Segundo o comunicado do projeto, esses sistemas não podem apresentar falhas.
Isso pode resultar em perda de vidas humanas, danos significativos à propriedade ou danos ambientais. Os membros do ELISA estão trabalhando juntos para definir e manter um conjunto comum de ferramentas e processos que podem ajudar as empresas a demonstrar que um sistema baseado em Linux atende aos requisitos de segurança necessários para a certificação, diz o anúncio oficial.
Com informações de Phoronix