A famosa linguagem de programação Python superou o Java, outrora dominante, para se tornar a segunda linguagem mais popular. Pelo menos é isto o que ocorre no site de compartilhamento de código aberto da Microsoft, o GitHub. Assim, por lá, o ranking das Linguagens de programação, mostra que o Python ultrapassa Java no GitHub à medida que o Google Dart cresce.
O Python agora supera o Java com base no número de colaboradores do repositório. Por essa métrica o Python agora perde apenas para o JavaScript, que está no topo desde 2014, de acordo com o relatório ‘State of the Octoverse’ do GitHub para 2019.
Esse é um marco para Python, 30 anos, cujo criador Guido van Rossum se aposentou depois de deixar sua posição na empresa de armazenamento em nuvem Dropbox, que construiu a maioria de seus serviços de back-end e aplicativo de desktop em Python.
Linguagens de programação: Python ultrapassa Java no GitHub à medida que o Google Dart cresce
Outro aspecto interessante do relatório do GitHub é o ranking das linguagens que mais crescem. A linguagem de programação Dart do Google e o Flutter, para criar interfaces de usuário para aplicativos iOS e Android, estão recebendo grande destaque dos desenvolvedores no GitHub.
A linguagem Dart foi a que mais cresceu entre 2018 e 2019, com um uso massivo de 532%. Foi seguido pelo Rust, desenvolvido pela Mozilla, que cresceu impressionantes 235%.
A Microsoft está experimentando o Rust em sua base de códigos do Windows porque foi projetada para solucionar erros de segurança relacionados à memória. Este foi o tipo de falha dominante no software da Microsoft na última década.
No ano passado, a Kotlin, a linguagem de programação aprovada pelo Google para o desenvolvimento de aplicativos Android, foi a linguagem que mais cresceu no GitHub. Ainda não é uma das 10 principais linguagens, porém, cresceu 182% ao longo do ano.
As 10 principais categorias de crescimento mais rápido são HCL, PowerShell, Apex, Python, Assembly e Go.
- Dardo 532%
- Rust 235%
- HCL 213%
- Kotlin 182%
- TypeScript 161%
- PowerShell 154%
- Apex 154%
- Python 151%
- Montagem 149%
- Go 147%
E o vencedor é….
No entanto, o verdadeiro campeão no relatório do GitHub é o Python, cuja popularidade está sendo impulsionada por profissionais de ciência de dados, entusiastas e a riqueza de bibliotecas de ciência de dados, como numpy. Tudo isso permite que os desenvolvedores adaptem o código Python para tarefas de aprendizado de máquina.
Parte da motivação da Microsoft para lançar recentemente cursos gratuitos em Python é atrair desenvolvedores para seus serviços de IA no Azure.
Outra indicação de que a ciência de dados está crescendo no GitHub é o crescimento dos Jupyter Notebooks, um ambiente para escrever e executar código que suporta Python, R e Julia.
O GitHub também investe em segurança nos últimos anos, principalmente em ajudar desenvolvedores a encontrar e corrigir vulnerabilidades em bibliotecas de software de código aberto ou ‘dependências’.
A empresa diz que seus alertas ajudaram os desenvolvedores a corrigir mais de 7,6 milhões de dependências este ano. Também ajudou a fornecer mais de 209.000 correções automatizadas por meio do serviço Dependabot gratuito, lançado em maio.
Linguagens de programação: Python ultrapassa Java no GitHub à medida que o Google Dart cresce
Os maiores projetos de código aberto do GitHub atualmente têm mais de 10.000 colaboradores. O maior deles, de longe, é o Microsoft Visual Studio Code, que se tornou um ambiente de desenvolvimento extremamente popular para os Googlers.
O Visual Studio Code possui 19.100 colaboradores. A Microsoft, é claro, foi o maior colaborador de projetos de código aberto no GitHub antes de adquirir a empresa.
Outros projetos com mais de 10.000 colaboradores incluem documentação do Microsoft Azure, Flutter e First Contribuições.
Restrições dos Estados Unidos
O GitHub Enterprise Server não pode ser vendido, exportado ou reexportado para nenhum país listado no Grupo de Países E: 1 no Suplemento No. 1 à parte 740 da EAR ou à região da Crimeia da Ucrânia. Esta lista atualmente contém Cuba , Irã, Coréia do Norte e Síria, mas está sujeito a alterações.
Essas restrições representam um problema para as perspectivas de crescimento do GitHub. Como observa o relatório Octoverse:
Os desenvolvedores iranianos tiveram o segundo maior crescimento em projetos de código aberto criados em repositórios públicos.