Com o lançamento do Firefox 71 no canal estável, a Mozilla já iniciou o desenvolvimento do próximo grande lançamento de seu navegador de código aberto e multiplataforma, o Firefox 72. Assim, o próximo Firefox 72 inicia desenvolvimento com suporte Picture-in-Picture no Linux e macOS.
O Firefox 72 está agora disponível para testes beta públicos, o que significa que podemos dar uma olhada antecipada em seus recursos e melhorias. Um deles certamente agradará aos usuários de Linux e macOS. É que o suporte ao Picture-in-Picture (PiP) está finalmente chegando às suas plataformas.
Firefox 72 inicia desenvolvimento com suporte Picture-in-Picture no Linux e macOS
O suporte Picture-in-Picture acaba de ser adicionado aos usuários do Windows no lançamento do Firefox 71. No entanto, com o Firefox 72 ele também se aplica aos usuários de Linux e macOS. Então, permite que eles desanexem um vídeo de sua página da Web e assistam-no janela flutuante enquanto trabalha em outras guias.
Mais melhorias na proteção de rastreamento aprimorada e outras alterações
Além do suporte PiP no Linux e macOS, que é um grande recurso, o Firefox 72 também promete mais melhorias no recurso Enhanced Tracking Protection em todas as plataformas suportadas, permitindo o bloqueio automático de impressoras digitais conhecidas ao executar no modo Padrão.
Com o Firefox 72, o navegador exibirá solicitações de permissões de notificação apenas para sites com os quais o usuário interagiu. Do mesmo modo, removerá o suporte ao bloqueio de imagens de domínios individuais. Assim, oferecerá alternativas aos usuários no lugar de extensões de terceiros.
O suporte ao bloqueio de imagens de domínios individuais foi removido do Firefox, devido ao baixo uso e à pouca experiência do usuário. As extensões do Bloqueador de conteúdo, como o uMatrix, são uma alternativa muito melhor para resolver esse caso de uso, disse a Mozilla.
Se você quiser experimentar esses novos recursos e aprimoramentos, pode fazer o download da versão beta do Firefox 72 para GNU/Linux, macOS e Windows agora mesmo. Entretanto, lembre-se de não usá-lo para qualquer trabalho de produção, pois é uma versão de desenvolvimento inicial.
Fonte: Softpedia