O Papai Noel entregou um presente de Natal antecipado aos fãs de fotografia na forma do Darktable 3.0. Uma alternativa de código aberto ao Adobe Lightroom, o Darktable permite que os fotógrafos façam edições nas imagens, além de gerenciar, classificar e organizar fotos.
O Darktable 3.0 é uma grande atualização para este popular editor de imagens RAW de código aberto. Melhora a GUI, adiciona novos recursos e oferece algumas melhorias muito necessárias.
Apenas para colocar em perspectiva o tamanho real de uma atualização, houve mais de 3.000 confirmações na ferramenta desde o lançamento do Darktable 2.6.
Darktable 3.0 lançado com grandes mudanças
Entre os recursos em foco para esta versão, está “um retrabalho completo” da interface do usuário , que agora é gerenciada pelo GTK CSS. Para tirar o máximo proveito das novas possibilidades de temas, o Darktable 3.0 é fornecido com uma seleção de diferentes temas para experimentar.
Outras mudanças:
- Novos atalhos para permitir uma “experiência de edição sem bordas”
- desfazer/refazer suporte para tags, etiquetas coloridas, classificações etc.
- Nova visualização da linha do tempo no lightview
- Suporte aprimorado para telas 4K e 5K
- Novos módulos ‘equalizador de tom’, ‘básico’ e ‘RGB cinematográfico’
- Módulo para manipulação de transformações 3D RGB Lut
- Denoise tweaks
- Suporte para exportar para o Google Fotos
- Agora pode exibir tags hierárquicas em uma exibição em árvore
- As tags podem ser privadas
- Seletor de cores adicionado a vários módulos
- Janela de visualização disponível em câmara escura
Suporte aprimorado para câmera, predefinições de balanço de branco e perfis de ruído também estão incluídos nesta atualização. No entanto, verifique o registro completo de alterações no Github se você estiver interessado em obter detalhes.
Instale o Darktable 3.0 no Ubuntu
Você pode baixar o Darktable 3.0 para Ubuntu diretamente do repositório oficial do Darktable OBS:
Você também pode instalar uma versão mais antiga do Darktable no Ubuntu (e distribuições relacionadas como o Linux Mint) a partir dos repositórios oficiaisd do Ubuntu. Para isso basta digitar no Terminal:
Da mesma forma, para instalar o Darktable em outras distribuições Linux, bem como sobre como obter versões do macOS e Windows, acesse a página de instalação no site do Darktable.
Fonte: OMG Ubuntu