Automotive Grade Linux marca presença na CES 2020

Automotive Grade Linux marca presença na CES 2020

No Consumer Electronics Show anual em Las Vegas, na maioria das vezes não há um Linux “puro” sendo exibido. Aqui e acolá é possível ver o Ubuntu ocasionalmente rodando em máquinas ou servidores demo. Em 2012, por exemplo, a Canonical esteve lá com a Ubuntu TV além de vários outros seletos eventos, principalmente pequenas instâncias em que o Linux é destaque. Porém, este ano na CES há uma grande vitrine de piso do Automotive Grade Linux da Linux Foundation.

O Automotive Grade Linux é uma estrutura de construção bancada pelo projeto Linux Foundation. Sendo assim, nada mais representa que a infraestrutura de código-fonte relacionada aos automotivos, desde internet, carros inteligentes etc.

A presença efetiva do Automotive Grade Linux na CES 2020

O projeto conta com mais de 100 membros é apoiado por muitos dos principais fabricantes de automóveis, bem como por fornecedores de hardware como NVIDIA e Samsung. O software AGL começou a funcionar em alguns veículos de 2018 em diante. Atende a vários modelos de carro como os das fabricantes Toyota e Mazda. Além disso, está em várias placas de referência, displays de instrumentos e muito mais que são exibidos na CES 2020 deste ano com o Automotive Grade Linux.

 

Alguns exemplos

Esta semana na CES, a Subaru anunciou que o Automotive Grade Linux é usada como parte de sua plataforma de infotainment nos veículos Subaru Outback e Legacy 2020.

O uso do software de código aberto da AGL nos permite personalizar facilmente a experiência do usuário e integrar novos recursos, criando um sistema de entretenimento no cockpit mais agradável para os motoristas, disse Naoyoshi Morita, gerente geral do Departamento de Design de Produto Eletrônico da Subaru Corporation.

Acreditamos que o desenvolvimento de software compartilhado através do Automotive Grade Linux beneficia todo o setor e esperamos nosso envolvimento e colaboração contínuos com outras montadoras e fornecedores.

O estande da CES também possui o Toyota RAV4 2020 e o Mazda CX-30 2020 com software AGL. Existem “mais de 20 demos de código aberto” neste estande da Linux Foundation.

Um leitor Phoronix na CES 2020 cedeu essas imagens acima. Aqueles que não estão na CES, mas desejam conferir os últimos acontecimentos da AGL, podem fazê-lo no AutomotiveLinux.org.

Fonte: Phoronix