O Twitter começou a testar os fleets, um recurso que permitirá aos usuários postar tweets que desaparecem em 24 horas, uma ferramenta destinada a incentivar as pessoas a se sentirem mais confortáveis em compartilhar seus pensamentos on-line.
O compartilhamento de conteúdo efêmero é popular em outros sites de mídia social, como o Snapchat e o Instagram, por isso não é de surpreender que o Twitter esteja tentando entrar na onda. Até a rede social voltada para negócios LinkedIn está testando uma maneira de compartilhar conteúdo que desaparece.
Twitter começa a testar os fleets
O Twitter disse que está chamando o novo recurso de “fleets”. A empresa está testando a ferramenta no Brasil. A ferramenta será lançada esta semana para usuários brasileiros de iPhone e Android.
Se o Twitter adotar o recurso globalmente, a ferramenta também poderá abrir caminho para novos tipos de anúncios, como os que já estão no Instagram e no Snapchat. Por outro lado, os tweets efêmeros podem tornar mais desafiador moderar o discurso de ódio e outros conteúdos ofensivos, em parte por causa do prazo. E não está claro se esse recurso decolaria como em outras redes sociais. Os tweets já fluem pelo site rapidamente, fazendo com que os usuários sintam que estão lendo pensamentos passageiros em tempo real.
Mais detalhes sobre o recurso fleet do Twitter
Acessando o recurso, os usuários verão um círculo com a foto do perfil e um sinal de adição no canto inferior direito. Ao clicar no sinal de mais, eles poderão digitar um tweet e adicionar vídeos, GIFs ou fotos. Em 24 horas, o conteúdo desaparecerá. Os usuários não poderão retweetar, curtir ou responder publicamente a esses tweets efêmeros, mas haverá uma maneira de denunciar fleets que violam as regras do Twitter. Além disso, os usuários podem reagir a esses tweets enviando um emoji ou mensagem direta no Twitter. Os fleets de pessoas que você segue aparecerão na sua linha do tempo.
Mo Al Adham, gerente de produtos do Twitter, disse em um post:
Nas primeiras pesquisas, as pessoas nos disseram que, como os fleets desaparecem, elas se sentem mais dispostas a compartilhar pensamentos casuais e cotidianos. Esperamos que as pessoas que geralmente não se sintam confortáveis em twittar usem o fleets para compartilhar reflexões sobre o que estão pensando.
Por fim, o Twitter se recusou a dizer quantos usuários possui no Brasil. A empresa não disse quando poderá começar a lançar esse recurso nos EUA, mas os testes provavelmente levarão vários meses.
Fonte: CNET