A Purism, fabricante dos laptops Librem e do smartphone Librem 5, equipados com Linux, anunciou hoje o Librem Mini, seu primeiro mini PC a competir com produtos consagrados, como o MintBox do Linux Mint ou o Mac Mini da Apple.
Construído com os mesmos padrões de segurança e privacidade pelos quais a Purism é conhecida, o Librem Mini promete uma alternativa menor e versátil a um computador de mesa. No entanto, você também pode usá-lo como um decodificador de TV ou um poderoso servidor doméstico.
Apresentando um design bonito e moderno, o dispositivo usa:
- o processo de inicialização seguro PurBoot da Purism;
- o sistema operacional baseado no PureOS Linux;
- a substituição segura do BIOS pela Heads;
- e o suporte à chave de segurança Librem Key para detectar, desativar e impedir a violação do dispositivo.
Veja o comunicado:
É um desktop para sua casa ou escritório, um centro de mídia para seu entretenimento ou um servidor doméstico expansível para seus arquivos e aplicativos, disse Purism. Como nossos outros produtos, o Librem Mini apresentará privacidade e segurança de ponta com suporte para PureOS, PureBoot e Librem Key.
Especificações técnicas do Librem Mini
Além disso, o Librem Mini é alimentado por:
um processador Intel Core i7-8565U (Whiskey Lake) com gráficos Intel UHD 620, até 64GB DDR4 2400MHz RAM;
bem como SSD SATA III ou HDD de 6 GB/s ou HDD e M.2 SSD (Armazenamento SATA III/NVMe x4).
Em termos de conectividade, o dispositivo possui portas Gigabit Ethernet LAN, HDMI 2.0 e DisplayPort 1.2 capazes de oferecer reprodução de vídeo 4K 60fps, quatro portas USB 3.0, duas portas USB 2.0, uma porta USB 2.0, uma porta Tipo C 3.1, Wi-Fi 802.11n opcional (2.4/5,0 GHz) com Bluetooth 4.0 e AudioJack de 3,5 mm com entrada de microfone e saída de fone de ouvido.
O Librem Mini está disponível para pré-venda hoje a partir de US $ 699 no site oficial. Esse preço é para a configuração básica (mais baixa), que consiste em 8 GB de RAM e SSD de 250 GB. Aqueles que encomendarem hoje o dispositivo o receberão um mês após o Purism atingir sua meta de pré-compra de US$ 50.000.
9to5 Linux