O sistema operacional Linux Mint 20 Ulyana ainda está em desenvolvimento, porém, ao que tudo indica, estará totalmente pronto para ser usado já no próximo mês de junho e com uma novidade importante: o Cinnamon 4.6. Esta nova versão foi anunciada ainda em janeiro último, juntamente com o lançamento do LMDE (Linux Mint Debian Edition) 4. Esta é baseada no Debian GNU/Linux, que acabou saindo no dia 20 de março.
Remomorando um pouco mais a história, logo após o LMDE 4, o sistema operacional Linux Mint 20 foi apelidado de “Ulyana”. Assim, como esperado, será baseado no Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) que saiu no final de abril.
No último boletim mensal, a equipe do Linux Mint atualizou o status do Linux Mint 20 “Ulyana”, declarando que o lançamento final está planejado para junho de 2020.
Eles também disseram que alguns dos novos recursos implementados no Linux Mint 20 já estão presentes no Linux Mint Debian Edition 4. É o caso da resolução no VirtualBox e a ativação do APT recomendado por padrão.
Linux Mint 20 Ulyana será lançado em junho com Cinnamon 4.6
Do mesmo modo, o Linux Mint 20 também será fornecido com criptografia de diretório/home, apesar do Ubuntu 20.04 LTS ter removido esse recurso. Além disso, haverá os três tipos usuais dos desktops Cinnamon, MATE e Xfce.
Obviamente, a edição principal será a Cinnamon, que apresentará a próxima versão do Cinnamon 4.6 com escala fracionária em telas 4K/HiDPI, melhor desempenho do gerenciador de arquivos Nemo, além de suporte para alterar a taxa de atualização nos monitores.
O Cinnamon 4.6 também apresentará um applet renovado da bandeja do sistema que oferece suporte delegado a indicadores, além de ícones StatusNotifier diretamente no applet Xapp StatusIcon.
Você também deve ter ouvido falar que o Linux Mint 20 será enviado com um novo aplicativo de compartilhamento de arquivos dedicado com criptografia. O aplicativo se chama Warpinator e já está disponível no LMDE 4.
Por fim, o tema Mint-Y, que é o tema padrão da área de trabalho do Linux Mint, viu algum trabalho durante esse ciclo para oferecer aos usuários cores muito mais brilhantes.
Também é atualizada a tela de boas-vindas, que agora permite que você escolha suas cores preferidas na área de trabalho do Mint-Y.
O Linux Mint 20 será alimentado pelo mesmo kernel do Ubuntu 20.04 LTS, ou seja, Linux 5.4. Esta é uma série LTS suportada por dois anos.
O próximo passo é o lançamento da versão beta do Linux Mint 20 “Ulyana”. Isso deve ocorrer até o final deste mês ou no início de junho.
9to5 Linux