O sistema operacional Redcore Linux, uma distribuição baseada no Gentoo com o ambiente de desktop KDE Plasma e pacotes binários pré-criados, publicou uma nova versão. Outro sistema que recebeu atualização foi o GoboLinux, com muitas inovações. Assim, confira a seguir os detalhes das distribuições Linux atualizadas Redcore Linux e GoboLinux.
O Redcore Linux 2004 “Neptune”, por exemplo, apresenta novas versões de kernel, pacotes reconstruídos com uma cadeia de ferramentas atualizada e troca o SysV init pelo software init do OpenRC.
Redcore Linux
Depois de 9 meses em desenvolvimento foi lançado o Redcore Linux 2004 “Neptune”. Segundo o principal responsável pelo projeto, há centenas de atualizações de pacotes e muitas correções. A equipe garante, do mesmo modo, que esta versão tornará a manutenção do sistema muito mais fácil.
Muitas tarefas anteriormente complicadas demais foram bastante simplificadas. Como exemplo, a instalação dos drivers proprietários da NVIDIA agora é apenas um processo em uma etapa, ao invés de 8 como antes.
Registro de alterações:
- ressincroniza com a árvore de testes do Gentoo em 14.05.2020;
- Kernel Linux 5.6.13 reforçado, como padrão (com o Wireguard ativado);
- Kernel Linux LTS 5.4.41 reforçado disponível no repositório; LTS Legacy 4.19.123 do kernel do Linux reforçado disponível no repositório;
- o toolchain foi atualizado com glibc 2.30, gcc 9.3.0, binutils 2.34, llvm 10.0.0;
- uma reconstrução em massa foi acionada, todos os pacotes foram reconstruídos com a nova cadeia de ferramentas.
Mais detalhes podem ser encontrados no anúncio de lançamento da distribuição.
Download: Redcore.Linux.Hardened.2004.KDE.amd64.iso (3,430MB, SHA256, pkglist).