A fragmentação do Android é uma das desvantagens da plataforma móvel do Google. Esta fragmentação é causada pelo grande número de fabricantes, cada um com muitos dispositivos executando o sistema operacional.
Em contrapartida, esse não é o caso da Apple, onde são lançadas atualizações para todos os iPhones suportados ao mesmo tempo (no final isso leva a uma melhor adoção das versões mais recentes do sistema operacional). Além disso, os dados mais recentes compartilhados pela Apple revelam que é exatamente isso que está acontecendo agora: 9 em cada 10 iPhones lançados há quatro anos já estão executando o iOS 13.
De acordo com dados não oficiais, o Android 10, que é a versão estável mais recente do sistema operacional, estava sendo executado em pouco mais de 8% dos dispositivos móveis. O Android 10 foi lançado em 2019. O Android Pie, a versão que existe há quase 2 anos, atualmente tem uma participação de mais de 31% no mundo do Android.
A fragmentação do Android se torna ainda mais óbvia
A Apple lançou o iOS 13 em setembro de 2019 e a empresa está trabalhando na próxima versão do sistema operacional. Mais especificamente, a empresa diz que nada menos que 92% de todos os iPhones lançados nos últimos quatro anos estão executando o iOS 13, enquanto 7% deles estão atualmente no iOS 12, a versão anterior do sistema operacional. Atualmente, apenas 2% estão em versões mais antigas do iOS.
No que diz respeito a todos os iPhones, a Apple diz que um total de 81% deles agora está no iOS 13, enquanto 13% deles usam o iOS 12. E apenas 6% dos dispositivos ainda estão executando uma versão mais antiga do iOS.
Comparar isso com o ecossistema Android torna a fragmentação ainda mais óbvia.
Fonte: Softpedia
Leia mais:
11 melhores aplicativos antivírus para Android em 2020