Muitos programas, contas de e-mails, logins e mais logins o dia inteiro na internet. Esta tarefa tem tornado difícil a função de decorar tantas senhas ou criar uma para cada serviço que seja fácil de lembrar e difícil de ser quebrada. Felizmente, existem alternativas para auxiliar nesta tarefa. O aplicativo gerenciador de senhas e de plataforma cruzada, 1Password, finalmente está chegando para todas as plataformas Linux. E ele vem com recursos completos e suporte nativo. Recentemente, uma prévia do desenvolvimento do Linux foi revelada.
Este é o release inicial apenas para fins de teste e validação. Portanto, você não deve usar a visualização de desenvolvimento do Linux para ambientes de produção ou de negócios.
Conforme planejado, um lançamento oficial com suporte a longo prazo será anunciado ainda este ano, após incluir novas atualizações, recursos e alterações nos próximos meses. No entanto, se você quiser uma versão estável do 1Password para Linux, poderá usar o 1Password X no seu navegador.
O 1Password está disponível para todos os dispositivos, navegadores e sistemas operacionais, como Windows, macOS, iOS, Android, Chrome OS, Google Chrome, Brave, Edge e Firefox. E agora também estará disponível para desktop Linux.
1Password – um aplicativo nativo do Linux
O aplicativo 1Password Linux é construído usando a Rust da ‘ linguagem de programação mais amada’ para back-end seguro e a biblioteca React.js para um front-end baseado em componente responsivo. Portanto, o aplicativo inclui criptografia de ponta a ponta para atender às expectativas de segurança e desempenho dos usuários do Linux.
Por ser uma versão prévia, a maioria dos recursos ainda não está completa. Portanto, o aplicativo 1Password Linux atualmente é somente leitura, onde você pode entrar, visualizar itens, pesquisar, copiar e muito mais, mas não pode editar ou criar nada.
Aqui estão os recursos suportados atualmente que o aplicativo integrou ao aplicativo de desktop Linux:
- Instalação usando gerenciadores apt e dnf packager;
- Seleção automática do modo escuro;
- Locais de rede abertos (FTP, SSH, SMB);
- Suporte para gerenciador de janelas lado a lado e títulos descritivos das janelas;
- Desbloqueie com a conta de usuário Linux, incluindo biometria;
- Ícone da bandeja do sistema para permanecer desbloqueado enquanto fechado;
- Integração e limpeza da área de transferência do X11;
- Suporte para atalhos de teclado;
- Exportação de dados;
- Desbloqueie várias contas com senhas diferentes;
- Crie coleções para organizar dados entre contas e cofres.
Como instalar o 1Password no Linux?
Agora, se você quiser experimentar a versão de teste do 1Password em suas distribuições Linux, como Ubuntu, Debian, CentOS, Fedora ou Red Hat, siga as instruções de instalação aqui. Para outras distribuições Linux, o 1Password também está disponível para download como AppImage.