Se você nunca ouviu falar, saiba que existe um sistema baseado em Arch com suporte para Snap e Flatpak: o Garuda Linux. A distro acaba de lançar uma nova versão, a 200831. Ela inclui várias atualizações e melhorias para aplicativos e ambientes de desktop. Garuda Linux é uma distribuição de rolling release baseada no Arch Linux focada apenas no desempenho. Mas, ao contrário do Arch, vem com instalador gráfico Calamares e outras ferramentas avançadas de GUI como Garuda Settings Manager e Garuda Boot Repair para gerenciar o sistema facilmente.
Outro recurso interessante do Garuda é o kernel Linux-zen e Btrfs como sistema de arquivos padrão com compactação Zstd. Surpreendentemente, o Garuda Linux também oferece uma variedade de ambientes de desktop, como KDE, GNOME, Xfce, Wayfire, LXQt-kwin, Deepin e i3, que ainda vem em duas edições: Ultimate e Lite.
Garuda Linux 200831 é um sistema baseado em Arch com suporte para Snap e Flatpak: o que mais há de novo?
A versão recém-atualizada também incluiu uma série de mudanças em seus aplicativos de GUI.
Por exemplo, o aplicativo Garuda Welcome agora tem um botão de alternância para vários casos, como alternar facilmente para o modo HiDPI, GDM para Wayland, habilitar o bloqueio de anúncios em todo o sistema via Adguard DNS e para habilitar/desabilitar a conta de convidado.
O aplicativo Garuda Network Assistant também recebeu novos botões para reiniciar conexões sem fio como Wi-Fi e Bluetooth. O aplicativo agora também pode detectar se o daemon NetworkManager ou Connman instalado está ou não em execução. Se não estiver em execução, o aplicativo agora mostra uma caixa de diálogo que fornece um botão para iniciar o serviço.
Outra grande adição ao Garuda Linux é o pacote AUR pamac-all
na edição Ultimate, que traz suporte para o sistema as opções de instalação de programas via Snap e Flatpak.
Entre os aplicativos e atualizações, o Garuda 200831 inclui:
- kernel Linux-zen 5.8.5;
- Mesa 20.1.6;
- NVIDIA 450.66;
- e Firefox 80.
- No entanto, apenas a versão Ultimate tem um novo LibreOffice 7.0.
A equipe do Garuda adicionou as entradas de menu Shutdown, Restart, Firmware-Setup (UEFI) ao bootloader GRUB. Além disso, mudou a cor do texto de destaque em grub-theme-garuda para azul.
Por último, falando em ambiente de área de trabalho, a versão 200831 mudou o tema para Whitesur-dark para a área de trabalho KDE, GNOME e Xfce.
Para experimentar o Garuda Linux 200831 é muito simples. Obtenha a imagem ISO com a edição de desktop desejada na página de download.