Kernel Linux 5.9 RC 6 lançado

Claylson Martins
Claylson Martins

O sexto candidato a lançamento semanal do Linux 5.9 está agora disponível com pelo menos duas mudanças importantes. Em destaque no Kernel Linux 5.9 RC 6 lançado, encontramos a correção para a regressão de desempenho relatada anteriormente que atingiu esta versão. Caso você tenha perdido no final da semana passada, consulte os detalhes sobre como controlar o bloqueio de página como parte da solução da regressão de desempenho. Esse código está agora no Linux 5.9 RC 6 e o ??desempenho está de volta aos trilhos com o Linux 5.8.

Há ponto importante em relação ao Linux 5.9 RC 6. É a remoção do suporte de soft scrollback para o console do buffer de quadro/código VGACON. Linus notou que há pessoas chateadas com a remoção do software scrollback, mas ainda não se sabe se alguém se encarregará de manter esse código. Em todo caso, é improvável que o código de soft scrollback possa ser limpo e restaurado a tempo para o Linux 5.9. No entanto,  potencialmente pode reaparecer em um kernel futuro se de fato as pessoas estiverem comprometidas com seu retorno.

A única coisa que aparece no diffstat é o softscroll (fbcon e vgacon), e há pessoas que querem manter isso, mas veremos se algum mantenedor se adianta. Não estou disposto a ressuscitá-lo na forma quebrada em que estava, então duvido que isso aconteça em 5.9, mas vamos ver o que acontece, afirma Linus Torvalds.

Kernel Linux 5.9 RC 6 lançado

Kernel Linux 5.9 RC 6 lançado

Quanto ao resto das mudanças, Linus Torvalds observou no anúncio do 5.9-rc6, que “as coisas parecem bastante normais: o diffstat parece bastante plano (implicando em pequenas mudanças) e não temos nenhuma quantidade incomum de atividade.

Ele observa que ainda há uma regressão de teste no código da VM do kernel. Esse problema pode até mesmo adiar em uma semana o lançamento da versão estável do kernel Linux 5.9. Tudo depende de como o patch funcione. De qualquer forma, ele deve chegar ainda no mês de outubro próximo. Veja as informações sobre o novo kernel neste link.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.