Krita 4.4 lançado com atualizações importantes

Claylson Martins
Claylson Martins

A Krita Foundation lançou o Krita 4.4, uma nova atualização de manutenção na série 4.x. O software é para pintura digital, sendo totalmente de código aberto, gratuito e multiplataforma. A nova versão chegou quatro meses após o Krita 4.3. Acompanhe o anúncio oficial aqui.

Possui algumas atualizações importantes para as camadas de preenchimento, incluindo:

  • suporte multi-threading para torná-los mais rápidos em computadores multi-core;
  • transformações para o preenchimento de padrões, incluindo a capacidade de girar padrões;
  • bem como uma nova opção de camada de preenchimento para preencher toda a tela com pontos, linhas, quadrados, ondas etc.

“Esta camada de preenchimento permite que você gere rapidamente o padrão simples de que você precisa, o que é muito útil para aqueles que fazem ilustrações de quadrinhos ou estilos altamente gráficos semelhantes”, diz o anúncio.

Krita 4.4 lançado com atualizações importantes

Além disso, o Krita 4.4 introduz uma nova camada de preenchimento que pode gerar vários elementos. Da mesma forma, integra a linguagem de expressão SeExpr da Disney Animation, que permite criar suas próprias camadas de preenchimento.

Este lançamento traz algumas opções novas e empolgantes para os motores de pincel, incluindo:

  • suporte para linhas diagonais para permitir a modificação simultânea de luminosidade e saturação da cor atualmente ativa;
  • e suporte para alteração dinâmica de gradientes de primeiro plano e fundo selecionados atualmente cores.

Você pode baixar o Krita 4.4 agora mesmo do site oficial como um arquivo AppImage que pode ser executado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux. Do mesmo modo, é possível compilar o pacote fonte. No entanto, o Krita 4.4 também deve estar disponível em breve nos repositórios estáveis de várias distros.

Transformações para o preenchimento do padrão

Um pouco mais tarde do que tínhamos planejado, este é o próximo lançamento de recurso do Krita! Com uma série de novos tipos de camada de preenchimento, incluindo o tipo de camada de preenchimento programável baseado em SeExpr realmente versátil, novas opções empolgantes para os pincéis do Krita como o modo de mapa de gradiente para pincéis, modos de brilho e gradiente para texturas de pincel, suporte para uso dinâmico de cores em gradientes, exportação webm para animações, novos recursos de script – e, claro, centenas de correções de bugs que tornam esta versão do Krita melhor do que nunca. Especialmente emocionantes são todas as correções que fizemos para o Krita no ChromeOS e no Android!

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.