Uma vulnerabilidade no GNOME Display Manager (gdm) do Ubuntu pode permitir que um usuário padrão crie contas com privilégios aumentados, fornecendo a um invasor local um caminho para executar o código com permissões de administrador (root). Embora certas condições sejam necessárias, o bug é fácil de explorar.
O processo envolve a execução de alguns comandos simples no terminal e a modificação das configurações gerais do sistema que não requerem direitos aumentados.
Ubuntu Gnome pode ser enganado para fornecer acesso root
Explorar o bug no gdm3 aproveita a vantagem de travar o componente AccountsService, que rastreia os usuários disponíveis no sistema. Além de manipular os gerenciadores de exibição gráfica, o gdm3 também é responsável por mostrar a interface de login do usuário.
O pesquisador de segurança Kevin Backhouse descobriu uma maneira simples de enganar um sistema Ubuntu já configurado para executar a rotina de configuração de conta para um novo sistema.
Este cenário requer uma conta de administrador para configurar a máquina e instalar aplicativos. As vulnerabilidades afetam o Ubuntu 20.10, Ubuntu 20.04, Ubuntu 18.04 e Ubuntu 16.04.
Sem o AccountsService em execução, o gdm3 não tem ideia das contas presentes na máquina e oferece a opção de criar uma nova com privilégios de root, como no caso de uma configuração inicial.
Kevin criou um vídeo mostrando como era fácil para ele explorar a vulnerabilidade gdm3 no Ubuntu 20.04:
Enfim, Kevin publicou relatórios separados oferecendo detalhes técnicos. Ele os relatou aos mantenedores do Ubuntu e GNOME em 17 de outubro; e as correções estão disponíveis no código mais recente. Em caso de dúvidas, entre no grupo do Sempre Update no Telegram.
Bleeping Computer
Ubuntu, Windows 10, iOS 14, Android, Chrome e Safari hackeados no maior hackathon da China
Compilações diárias do Ubuntu 21.04 estão disponíveis para download
Lançado Ubuntu Touch OTA-14 com suporte para mais dispositivos Android 9
Como transformar o Ubuntu em rolling release! Chamaremos de Ubuntu Linux Rolling Release!