Recentemente, a Dell apresentou algumas melhorias para notebooks com Linux. Os engenheiros responsáveis pelo Linux da Dell continuam trabalhando para melhorar a manipulação do kernel Linux em torno dos sub-states S0ix ACPI para maior economia de energia.
Em particular, uma área que tem sido problemática é o driver de rede Intel e1000e que desabilitou anteriormente os fluxos S0ix devido a regressões em alguns sistemas com o controlador i219-LM. O suporte S0ix adequado, porém, agora é crítico, já que a Intel encerrou efetivamente o suporte S3 com os processadores móveis Tiger Lake, forçando assim os estados S0ix para economia de energia.
Dell apresenta melhorias para notebooks com Linux
No entanto, isso é muito mais complicado com o S0ix. Isto porque ele exige que todos os dispositivos e drivers conectados funcionem em conjunto para atingir esses níveis de consumo de energia mais baixos. Então, é fundamental que esses problemas de driver Linux tenham algum tipo de solução. Por outro lado, caso contrário, ele inibe o sistema de desfrutar de economia de energia adequada. Mais detalhes sobre a arquitetura S0ix podem ser encontrados em 01.org da Intel.
Portanto, esta série de patch em andamento vem aprimorando os fluxos S0ix para o chip i219LM com o driver e1000e. Após essas melhorias de driver, o comportamento vai, então, para uma lista branca para sistemas Dell que já passaram em testes. Esses sistemas habilitados incluem hardware Dell Latitude e Precision Comet Lake, bem como seus sistemas Tiger Lake.
Vale a pena notar que os patches incluem a adição de dois sistemas desktop Dell Tiger Lake não relacionados, bem como outro notebook Dell Tiger Lake de pré-lançamento. Será interessante ver esses novos sistemas de desktop e notebook Dell Tiger Lake e bom ver a Dell já trabalhando para validá-los para Linux.
Mais detalhes através da série de patches na lista de discussão do kernel.