O DOSBox Staging é o fork do emulador original com o objetivo de modernizá-lo e dar-lhe alguns recursos mais avançados, com a versão mais recente já lançada. Para quem não conhece, o DOSBox Staging é um emulador DOS /x86 com foco na facilidade de uso. Ele tem como base o DOSBox original. Agora, o DOSBox Staging tem um novo lançamento importante com a mais nova versão 0.76.0.
O DOSBox foi criado usando a biblioteca SDL e desenvolvido para executar jogos antigos do DOS no Linux, Windows e macOS. A última atualização ocorreu em maio deste ano, depois de 10 anos parado.
Um projeto importante porque o próprio DOSBox é um software gratuito e de código aberto vital, que nos permitiu não perder milhares de jogos clássicos. Garantir que ele continue funcionando em sistemas modernos usando recursos atuais com o DOSBox Staging é realmente importante.
DOSBox Staging tem novo lançamento expressivo com versão 0.76.0
Este é um grande lançamento que afeta muitas partes do programa, melhorando “a qualidade da emulação de áudio (GUS, MIDI integrado, alto-falante do PC), suporte aprimorado para arquiteturas PowerPC e POWER8 e uma combinação saudável de usabilidade, documentação, melhorias na qualidade do código.
Porém, se você quiser saber de todos os detalhes é melhor consultar as longas notas de lançamento.
Da mesma forma, há muitos outros recursos interessantes incluídos para jogadores retrô, vale a pena dar uma olhada.
O DOSBox Staging não oferece suporte à reprodução de áudio usando CDs físicos. Em vez disso, é preferível usar a emulação de CD de áudio digital (carregar músicas de CD por meio de cue folhas ou montar imagens ISO).
Veja as notas de lançamento de 0.76.0 aqui e no GitHub. Você também pode pegá-lo como um Snap.
Você sabia que pode usar o DOSBox com o Steam Play no Linux? Graças ao Boxtron, outro projeto de código aberto, você pode rodar quase qualquer jogo no Steam que usa o DOSBox com bastante facilidade.