A distribuição Clear Linux da Intel agora suporta APX e AVX-10, que ainda não foram lançados

A novidade foi anunciada hoje e já está mais que aprovada!

Emanuel Negromonte
3 minutos de leitura

A Intel anunciou que sua distribuição Clear Linux, voltada para otimizar o desempenho de seus processadores, recebeu uma atualização que adiciona suporte para as extensões APX e AVX-10. Essas são duas novas tecnologias que ainda não estão disponíveis nos produtos da empresa, mas que prometem melhorar o desempenho em aplicações que exigem alto processamento de dados.

O que são APX e AVX-10?

APX significa Advanced Performance Extensions, e é um conjunto de instruções que visa acelerar operações matemáticas complexas, como as usadas em inteligência artificial, aprendizado de máquina, criptografia e compressão de dados. Segundo a Intel, o APX pode oferecer até 2,5 vezes mais desempenho do que o AVX-512, que é a atual geração de extensões vetoriais da empresa.

AVX-10 significa Advanced Vector Extensions 10, e é uma evolução do AVX-512, que aumenta o tamanho dos registradores vetoriais de 512 bits para 1024 bits. Isso permite processar mais dados por ciclo de clock, melhorando a eficiência energética e o desempenho em aplicações que se beneficiam de paralelismo. O AVX-10 também introduz novas instruções para lidar com tipos de dados mais variados, como inteiros de 8 bits e 16 bits.

Quando essas tecnologias estarão disponíveis?

A Intel ainda não revelou quando pretende lançar processadores que suportem APX e AVX-10, mas especula-se que eles façam parte da arquitetura Sapphire Rapids, que deve chegar ao mercado em 2023. Essa arquitetura será voltada para servidores e data centers, e deve trazer outras novidades, como suporte para memória DDR5 e PCIe 5.0.

Por que a Intel adicionou suporte para elas no Clear Linux?

A Intel disse que a adição do suporte para APX e AVX-10 no Clear Linux tem como objetivo permitir que os desenvolvedores testem e preparem suas aplicações para as futuras tecnologias da empresa. O Clear Linux é uma distribuição Linux gratuita e de código aberto, que é otimizada para rodar em processadores Intel, aproveitando ao máximo seus recursos e funcionalidades. O Clear Linux também oferece ferramentas e pacotes para facilitar o desenvolvimento de software, especialmente nas áreas de computação em nuvem, inteligência artificial e edge computing.

Como obter o Clear Linux com suporte para APX e AVX-10?

Para obter o Clear Linux com suporte para APX e AVX-10, basta baixar a versão mais recente da distribuição no site oficial. No entanto, como essas tecnologias ainda não estão presentes nos processadores atuais, será necessário usar um emulador ou um simulador para testá-las. A Intel recomenda o uso do QEMU, um software livre e multiplataforma que permite executar sistemas operacionais virtuais em diferentes arquiteturas.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.