Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

06/01/2020 às 17:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Leonardo Santana

A Intel está desenvolvendo protótipos de SSDs PCIe 4.0, mas precisa de CPUs AMD para testá-los

O que é o armazenamento UFS 3.0 e por que você deveria se importar?

Um tweet incorreto revelou que os SSDs Optane 3D XPoint da segunda geração da Intel estão sendo exibidos para os desenvolvedores, com um novo recurso principal: suporte ao PCIe 4.0. O único problema? A Intel não possui CPUs compatíveis com o PCIe 4.0. Talvez a AMD possa emprestar algumas.

A Intel está desenvolvendo protótipos de SSDs PCIe 4.0

A AMD se tornou a primeira a oferecer suporte ao PCIe 4.0 com os Ryzen de terceira geração. No lançamento a atualização do PCIe 3.0 da Intel era principalmente acadêmica e uma grande quantidade de SSDs com PCIe 4.0 foi lançada com velocidades quase duas vezes mais rápidas que as gerações anteriores. O departamento de CPU da Intel pode não ter percebido isso como um grande negócio, mas aparentemente sua divisão de armazenamento sim.

A Intel está desenvolvendo protótipos de SSDs PCIe 4.0, mas precisa de CPUs AMD para testá-los

A AMD se tornou a primeira a oferecer suporte ao PCIe 4.0 com os Ryzen de terceira geração.

O engenheiro de desempenho técnico da Intel, Frank Ober, twittou que a Intel está disposta a enviar SSDs PCIe 4.0 para desenvolvedores. Mas os desenvolvedores precisarão de CPUs PCIe 4.0 para tirar o máximo proveito deles.

Em setembro, a Intel confirmou o desenvolvimento dos SSDs Alder Stream, uma atualização para seus drives Optane que usará a tecnologia 3D XPoint de segunda geração. O 3D XPoint é frequentemente comercializado como meio termo para RAM e armazenamento sólido.

A próxima geração do XPoint se concentra no aumento da velocidade, de acordo com a Intel. Mas se eles querem dobrar a velocidade, ou, como a Micron, triplicar, precisam de duas vezes mais pistas PCIe (o que ninguém gostaria) ou atualizar para o PCIe 4.0, que possui o dobro da largura de banda do PCIe 3.0.

A Intel queria incorporar o suporte ao PCIe 4.0 em uma nova arquitetura baseada em 10 nm, mas eles foram forçados a adiá-la por anos. Agora, está programado para entrar em produção no final de 2020. Portanto, se cruzarmos os dedos e rezarmos, poderemos ver os CPUs da Intel que suportam PCIe 4.0 no início de 2021. Enquanto isso, eles também comprarão da AMD.

Fonte: Tech Spot

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.