A realidade aumentada (em inglês: augmented reality ou AR) nos telefones nos permite colocar coisas virtuais sobre as reais. Porém, em breve as diferenças podem ficar mais difíceis de identificar. Uma atualização da tecnologia de realidade aumentada ARCore do Google pode detectar a profundidade de uma sala e ocultar objetos virtuais atrás dos reais usando apenas uma câmera de telefone… e os primeiros resultados parecem promissores.
A realidade aumentada do Google
O conjunto de ferramentas de AR da Apple, o ARKit 3, também possui essa capacidade, mas apenas em iPhones e iPads muito recentes. O Google ARCore também precisa de um telefone Android compatível. Essa tecnologia parece fundir móveis, animais de estimação e muito mais com aplicativos que incorporam a nova API do ARCore Depth e sua tecnologia de ocultação de objetos (chamada de oclusão).
Além disso, o Google criou uma série de iniciativas em AR para telefones este ano, principalmente para servir a propósitos práticos. Assim, um dos primeiros aplicativos a obter esse suporte de oclusão foi o Houzz. Ele usa-o para colocar móveis virtuais de maneira mais realista em uma sala, deslizando atrás de um sofá em vez de apenas se sobrepor.
Mobília virtual escondida atrás de uma mobília real: (Crédito: Google)
[videopress PHPT70vR hd=”true”]
A nova tecnologia funciona hoje no Scene Viewer do Google no Android, se você tiver um telefone compatível com ARCore e estiver curioso. Caso você não se lembre, o Scene Viewer é o aplicativo que deu origem a todos os animais com AR que vivem na Pesquisa do Google.
Por fim, tecnologias como a oclusão são fundamentais para empresas que começaram a explorar os óculos inteligentes com AR criando uma mistura ultra-realista entre o virtual e o real. Além disso, o uso dessas tecnologias pelo Google no ARCore parece mais um passo na melhoria da realidade aumentada nos telefones.
Fonte: CNET
Leia também:
6 tendências da tecnologia que estão mudando a maneira como viajamos