O esquadrão antibomba da Polícia Estadual de Massachusetts (MSP, sigla em inglês) está usando o robô quadrúpede chamado Spot desde abril, onde é utilizado como um “dispositivo móvel de observação remota”.
A última vez que ouvimos falar do Spot foi em setembro, quando a Boston Dynamics anunciou que o robô estava à venda para empresas de “setores selecionados”. Dizem que eles são tão caros quanto um automóvel de luxo e o MSP decidiu alugar um, de agosto a novembro.
A polícia nos EUA está usando o robô Spot
A estação de rádio WBUR e a União Americana das Liberdades Civis (ACLU, sigla em inglês) de Massachusetts relataram o uso do Spot pelo MSP. Um porta-voz da força disse que o robô foi usado para vigiar dispositivos suspeitos e locais perigosos. Ele esteve envolvido em pelo menos dois “incidentes” policiais, embora não tenha sido especificado o que ocorreu nestes incidentes.
Embora a ideia de um cão policial robótico possa invocar imagens de um canino de metal com armas presas, a Boston Dynamics diz (através do site Gizmodo) que seu contrato de licença por escrito com os clientes do Spot não permite nenhum propósito que prejudique ou intimide as pessoas.
Curiosamente, o acordo entre a empresa e o MSP afirma que o departamento não pode postar nenhuma foto pública do Spot. De fato, a polícia não tem permissão para tirar nenhuma foto dele. No entanto, a Boston Dynamics mostrou um vídeo de seu robô sendo usado pelo MSP em uma conferência no início deste ano.
Ao clicar no vídeo abaixo, você já começará a assisti-lo no tempo exato onde é mostrado o robô sendo usado pela MSP.
Implicações do uso do robô
A ACLU alertou que muitas pessoas não sabem sobre como os sistemas de robótica são usados e onde no estado de Massachusetts eles estão atualmente implantados.
Kade Crockford, diretora do programa Technology for Liberty da ACLU de Massachusetts, disse:
Com muita frequência, a implantação dessas tecnologias acontece mais rapidamente do que nossos sistemas sociais, políticos ou jurídicos conseguem reagir. Assim, precisamos urgentemente de mais transparência das agências governamentais, que devem ser francas com o público sobre seus planos de testar e implantar novas tecnologias. Além disso, precisamos de regulamentações estaduais para proteger as liberdades civis, os direitos civis e a justiça racial na era da inteligência artificial.
Neste artigo, você viu que a polícia nos EUA já está usando o robô Spot da Boston Dynamics em algumas atividades.
Fonte: Tech Spot
Leia também:
Robôs em forma de aranha explorarão fendas e cavernas lunares