Notícias

12/01/2022 às 11:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Acaba na próxima semana o suporte ao Ubuntu 21.04

É preciso atualizar o quanto antes para a versão mais recente do Ubuntu.

Acaba na próxima semana o suporte ao Ubuntu 21.04

Praticamente toda semana você tem notícia de alguma atualização importante para o kernel Linux de alguma versão do Ubuntu. A partir da próxima semana, porém, uma delas deve começar a ficar de fora e deixar de receber correções importantes. É que chegará ao fim todo o suporte para o Ubuntu 21.04 ‘Hirsute Hippo’ no próximo dia 20 de janeiro de 2022. Portanto, chegou o momento de começar a pensar em caminhos de atualização ou opções alternativas de distribuição.


Lançado em abril passado, o Ubuntu 21.04 tem apenas nove meses de suporte desde o lançamento. Assim, esse prazo se encerrará a partir de 20 de janeiro e não haverá mais patches de kernel, sem correções críticas de segurança e sem mais atualizações de aplicativos por meio dos repositórios padrão do Ubuntu.

Acaba na próxima semana o suporte ao Ubuntu 21.04

Acaba na próxima semana o suporte ao Ubuntu 21.04
Acaba na próxima semana o suporte ao Ubuntu 21.04

Agora, quem ainda não fez deve correr para fazer a atualização para o Ubuntu 21.10. Esta versão já tem 3 meses de uso e, assim, se encontra em um estágio bem maduro para poder ser usado com toda tranquilidade. A ordem, portanto, é migrar.

Motivo é o que não falta, nem faltará para todos aqueles que ainda não atualizaram para o Impish. Primeiramente, pelos atrativos. O lançamento de outubro passado oferece o novo desktop GNOME 40. Além disso, possui um novo visual ‘light’ por padrão. Há, ainda, um conjunto atualizado de software, ferramentas e bibliotecas de desenvolvimento. A distribuição ubuntu Linux 21.10 também apresenta um navegador Firefox Snap por padrão.

Outra opção é atualizar para uma versão LTS (suporte a longo prazo) do Ubuntu. Isso porque um sistema com esta característica só deve ficar pronto a partir de abril deste ano, com a chegada do Ubuntu 22.04. A distribuição Linux Ubuntu 22.04 LTS terá uma grande novidade que ficará visível a todos os usuários: usará a cor laranja como padrão de todo o sistema operacional. Essa mudança ainda não chegou ao código e, portanto, não está nas conhecidas compilações diárias da distribuição. Assim, as alterações do tema Yaru já podem ser claramente notadas, deixando de lado a cor berinjela.

Otra novidade diz respeito ao dual boot, um recurso bastante usado por todos que possuem pelo menos dois sistemas operacionais em um mesmo computador ou HD/SSD. É mais comum especialmente entre Linux e Windows. No entanto, com a chegada do novo GRUB 2.06 em junho deste ano, os desenvolvedores da Canonical estão criando mecanismos para gerenciar esse processo de de inicialização dupla ou múltipla no novo Ubuntu 22.04 LTS.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×