in

Agora você pode combater o coronavírus no seu smartphone ou Raspberry Pi

Doar ciclos sobressalentes de CPU ou GPU é uma das melhores coisas que você pode fazer em sua própria casa.

Agora você pode combater o coronavírus no seu smartphone ou Raspberry Pi
Imagem: Reprodução | Extreme Tech.

Aqueles que desejam jogar um pouco de poder computacional extra usando seu smartphone ou Raspberry Pi na batalha contra o coronavírus são convidados a fazê-lo, cortesia do projeto [email protected].

A força do Rosetta é sua capacidade de calcular o design de proteínas e prever estruturas de proteínas, enquanto o [email protected] se concentra especificamente em como as proteínas se dobram. Os dois projetos colaboraram juntos no passado.

Como combater o coronavírus no seu smartphone ou Raspberry Pi?

O BOINC atualizou seu aplicativo para Android e adicionou suporte para distribuições Linux ARM de 64 bits, a fim de trazer o Raspberry Pi para o projeto, de acordo com o site Tom’s Hardware.

Porém, a quantidade absoluta de desempenho disponível em qualquer Raspberry Pi ou smartphone é bastante baixa; obviamente, apenas uma fração do que você pode gerar em um desktop. No entanto, existem cerca de 3,5 bilhões de smartphones na Terra e 30 milhões de Raspberry Pi. Esse ainda é um pedaço saudável de computação em potencial, mesmo se estiver distribuído por muito mais dispositivos.

Agora você pode combater o coronavírus no seu smartphone ou Raspberry Pi
Imagem: Reprodução | Extreme Tech.

Veja como a equipe do Rosetta descreve seu próprio trabalho sobre a COVID-19:

Com o recente surto de COVID-19, [email protected] foi usado para prever a estrutura de proteínas importantes para a doença, bem como produzir novas miniproteínas estáveis para serem usadas como terapêutica e diagnóstico em potencial, como a exibida acima.

A rede Rosetta é muito menor que a do [email protected] Portanto, se você deseja impactar um projeto menor, essa seria uma alternativa muito sólida. Independentemente disso, foi emocionante ver como as pessoas se uniram para analisar e entender o SARS-CoV-2.

Não há garantia de que algo virá dos esforços do Rosetta ou do [email protected] Todavia, doar ciclos sobressalentes de CPU ou GPU é uma das melhores coisas que você pode fazer em sua própria casa.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, fique à vontade para acompanhar as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: Extreme Tech

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Firefox 76.0.1 lançado para corrigir apenas alguns bugs

Firefox 75 lançado com versão oficial do Flatpak disponível

Google Notícias ganha um hub dedicado à COVID-19

Google Notícias ganha um hub dedicado à COVID-19