“Pensamos que o trabalho da Fundação é criar esse ecossistema sustentável, e trabalhar com projetos que resolvam um problema significativo na sociedade, no mercado, para criar comunidades realmente boas “, disse Zemlin.
“Estamos tentando garantir que os projetos com os quais trabalhamos tenham um conjunto de profissionais e desenvolvedores que possam aumentar ainda mais a adoção desse código específico”, disse ele.
“A coisa que eu mais me orgulho disso é o fato de que as empresas estão chegando agora de novos setores atacadistas e que não fizeram parte de código aberto no passado”, disse Zemlin. “Telecom, automotiva, etc., estão realmente aprendendo a fazer desenvolvimento de software compartilhado, entendendo os regimes de propriedade intelectual que a fonte aberta representa e apenas lubrificando os skids para um fluxo mais amplo de código, o que é incrivelmente importante se sua missão é criar um maior recurso de tecnologia compartilhada no mundo “.
“Este é um projeto que já estava adormecido na Fundação Linux que vai ter um enorme impacto, assim como mais e mais veículos de produção vão rolar com o código AGL nele”, disse Zemlin. “E na CES este ano. A Daimler anunciou que está se juntando à nossa iniciativa Automotive Grade Linux, então agora temos a Toyota, a Daimler e uma dúzia dos maiores OEMs (Fabricantes) automotivos do mundo trabalhando juntos para criar o futuro middleware automotivo e sistemas de informática que realmente definirão o que uma experiência de cockpit automotiva parece.”
“Os melhores projetos, são significativos e que você pode contar para as próximas décadas, serão aqueles que têm uma boa comunidade de desenvolvedores para resolver um problema realmente grande, onde esse código é usado para criar um valor real”, disse Zemlin. “Valor na forma de lucro para as empresas.”
“Os ecossistemas têm um verdadeiro trabalho”, disse Zemlin. “Isto é o que as fundações fazem … Nós criamos uma estrutura de governança onde você pode puxar a propriedade intelectual para o porto seguro a longo prazo.”