in

Alibaba cria Dragonwell 8.0, versão própria de Java

Esta é uma versão própria do Java a ser usada pela empresa e que po enquanto está disponível apenas para Linux.

Alibaba cria Dragonwell 8.0, versão própria de Java

Os engenheiros do Alibaba Group criaram recentemente sua própria implementação do JDK no GitHub. Para a empresa, essa implementação nasceu da necessidade de encontrar um recurso Java adequado às suas aplicações e permitir sua implantação em grande escala.

Ao adotar o OpenJDK para executar nossos aplicativos, percebemos a necessidade de personalizá-lo especificamente para implantações de aplicativos Java em grande escala, escreveu a equipe.

Esta personalização interna ou versão downstream do OpenJDK do Alibaba Group foi apelidado de Alibaba Dragonwell 8.0. Como esperado, essa personalização foi implantada para as necessidades específicas dos negócios. Ele é otimizado para aplicações de e-commerce, finanças e logística online e já trabalha em mais de cem mil servidores.

O Alibaba Dragonwell é o mecanismo que executa nossos aplicativos Java distribuídos com extrema escalabilidade”, disse a equipe. Ela também informa que o Dragonwell 8.0 é certificado como compatível com o padrão Java SE e a versão atual suporta apenas a plataforma Linux para arquiteturas x86 e x64. Além de ser um fork do OpenJDK, possui outros recursos que a empresa considera muito essenciais para o seu trabalho.

Ele tem um novo Garbage Collector chamado CMS, um Flight Recorder (JFR) e traz novas adições, incluindo:

  • Adicionando uma nova mini opção ao subcomando de dump da ferramenta de despejo para ignorar o conteúdo de matrizes primitivas de heap;
  • adicionou uma nova opção PrintYoungGenHistoAfterParNewGC para imprimir o histograma do objeto após um ParNew GC;
  • adicionou uma nova opção PrintGCRootsTraceTime para imprimir os detalhes do ParNew GC como G1GC. Ajuda os usuários a encontrar o problema do tempo de intervalo longo. Pode ser aberto/fechado por jinfo;
  • Adicionada uma nova opção ArrayAllocationWarningSize para imprimir a pilha de chamadas de uma alocação de matriz que excede ArrayAllocationWarningSize. O valor padrão desta opção é 512M. Isso pode ser alterado por jinfo.

Cada vez mais empresas criando versões próprias

Muitas empresas e organizações estão embarcando na construção de seus próprios JDKs. Tudo isso é para evitar problemas com a Oracle que possui extensões proprietárias. Seja Red Hat, Amazon e Blue, para citar alguns, todas essas empresas têm seus próprios JDKs. Segundo eles, extensões proprietárias da Oracle destroem a confiança de desenvolvedores que estão gradualmente se distanciando da linguagem Java.

Além disso, em 2016, os proponentes do Java EE suportados pela Red Hat e pela IBM decidiram ter a própria plataforma independentemente da Oracle. Estes foram alguns desenvolvedores que decidiram seguir seu próprio caminho reunindo-se em um grupo chamadoJava EE Guardians.

Esse grupo de fãs do Java EE também viu alguns personagens e organizações se unirem à sua causa. Este foi particularmente o caso de James Gosling, o designer de Java. Expressando “preocupação com a falta de comprometimento da Oracle com o Java EE”, os Guardiões do Java EE disseram que estavam determinados a fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para “salvaguardar os interesses da comunidade Java EE”.

Eles tinham publicado para esse propósito um plano de ação que planejava continuar até certo ponto o desenvolvimento do Java EE. Isso inclui o trabalho em recursos que deveriam estar no Java EE 8. O grupo de fãs da plataforma apresentava recursos de segurança, Java Message Service e Jax-RS. E isso, trabalhando em colaboração com fornecedores como a Red Hat, IBM,

Como obter Alibaba Dragonwell 8.0?

Este JDK está disponível para os entusiastas que querem saber um pouco mais sobre isso ou implementá-lo em seus servidores.

É importante mencionar que o Alibaba Dragonwell JDK só é compatível com a plataforma Linux em arquiteturas x86 e x64 no momento.

Para os sistemas RHEL, CentOS e AliOSo seguinte repositório pode ser adicionado.

No caso do CentOS, nós adicionamos com:

curl -o /etc/yum.repos.d/CentOS-Base.repo http://mirrors.aliyun.com/repo/Centos-7.repo

E instale com:

sudo yum install dragonwell-8

Agora, apenas para ativar o Alibaba Dragonwell JDK para o seu aplicativo, você precisa configurar o JAVA_HOME para apontar para o diretório de instalação do Alibaba Dragonwell.

Para outros sistemas você deve baixar o JDK do Github, o link é esse.

As instruções para a implementação do Alibaba Dragonwell 8.0, bem como mais informações sobre o mesmo, podem ser encontradas no seguinte link.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Depois de hackeado, Firefox lança atualização de segurança

Depois de hackeado, Firefox lança atualização de segurança

terminal-linux-amigo-sempreupdate

Faça do terminal em seu GNU/Linux o seu amigo