No mês passado, uma proposta de mudança foi arquivada com o objetivo de gerar reinicializações e desligamentos mais rápidos do Fedora Linux. Assim, deve reduzir a janela de tempo em que os serviços podem bloquear o processo de desligamento. Uma versão modificada dessa proposta de mudança foi agora liberada pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora. Assim, a alteração do Fedora 38 aprovada vai exigir reinicializações/encerramentos mais rápidos.
Agora com o Fedora Linux existe a possibilidade de os serviços bloquearem o processo de desligamento por um período de até dois minutos por processo. Processos de sistema malcomportados, portanto, podem atrasar frustrantemente o processo de desligamento/reinicialização. A proposta de mudança original queria encurtar a janela de serviço de desligamento de dois minutos para apenas 15 segundos, já que deveria ser tempo suficiente para o desligamento de um serviço.
Alteração do Fedora 38 aprovada vai exigir reinicializações/encerramentos mais rápidos
A falha de serviços pode causar atrasos frustrantes no processo de desligamento do Fedora Linux… Com o Fedora 38, deve levar menos tempo, pelo menos nesses cenários.
Na reunião do Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo) desta semana, foi decidido aprovar a mudança, mas com um cronômetro de 45 segundos em vez de 15 segundos – mas pelo menos 45 segundos é muito melhor do que o padrão atual de dois minutos.
A FESCo também considerou que as edições/spins individuais do Fedora também devem ser capazes de substituir esse valor, se assim o desejar.
Mais detalhes sobre a mudança aprovada para o Fedora 38 através deste ticket.
O Fedora 38 tem como objetivo ser lançado antes do final de abril.
Fedora 38 terá kernel unificado, mdadm BIOS RAID e Xfce 4.18
No Fedora Engineering and Steering Committee (FESCo) mais recente, outros recursos importantes foram aprovados para o lançamento do Fedora 38 estável em abril. De acordo com os desenvolvedores, a versão do sistema operacional Fedora 38 terá kernel unificado, mdadm BIOS RAID e Xfce 4.18.
Entre as mudanças aprovadas anteriormente pelo FESCo estavam:
- A fase inicial dos planos de Suporte Unificado do Kernel do Fedoraem torno do manuseio Unified Kernel Image (UKI) foi aprovado. A fase inicial se concentraria no envio de um UKI como um sub-RPM opcional que os usuários podem optar inicialmente, atualizando os scripts de instalação do kernel para que os kernels unificados sejam instalados e atualizados adequadamente e o suporte do carregador de inicialização para imagens unificadas do kernel. Adicionar suporte systemd-boot aos instaladores, melhor medição e suporte a atestado remoto e mudar as imagens do Fedora Cloud para usar kernels unificados estão entre os objetivos adicionais, mas de menor prioridade;
- O X.Org Server do Fedora não permitirá mais clientes com troca de byte por padrão. Este é um aprimoramento de segurança e o servidor X.Org upstream agora detectou essa alteração;
- O Fedora 38 está liberado para usar o mdadm para o manuseio do BIOS RAID no instalador do Anaconda. Devido ao DMRAID não ser mais mantido, o Fedora está planejando usar o mdadm para seu suporte a BIOS ou RAID falso;
- O Pyramid 2.0 está liberado para empacotamento no Fedora 38 como o mais novo grande lançamento deste framework Python. O Pyramid 2.0 foi lançado desde março de 2021, enquanto o Fedora Linux tem enviado a série 1.x desatualizada até agora;
- Pacotes do desktop Xfce 4.18 estão sendo adicionados como o mais novo lançamento importante para esse desktop leve. O Xfce tem melhorias em seu gerenciador de arquivos Thunar, manipulação de configurações, manipulação de gerenciador de janelas Xfwm4 para Vsync adaptável com GLX, dimensionamento de interface do usuário aprimorado para exibições HiDPI, melhorias de desempenho e várias outras alterações. Aqueles que usam a área de trabalho Xfce com Fedora ficarão satisfeitos em encontrar o Xfce 4.18 com a atualização F38.