alternativas-para-o-microsoft-office-no-linux

Para quem acabou de instalar o Linux, deve estar analisando o que faz, e claro, muita gente precisa de uma suíte de escritório, e como muitos estão acostumado com o Microsoft Office, saiba que há alternativas para o Linux e hoje nós vamos apresentar algumas delas.

Alternativas para o Microsoft Office no Linux

LibreOffice

O LibreOffice é uma das alternativas ao Microsoft Office mais popular, a suíte é conhecida por ser um diferencial em matéria de recurso, a suíte é mantida pela The Document Foundation e também é padrão em muitas distribuições ao redor do mundo, então se a sua distribuição já vem com o LibreOffice, você não precisa fazer nada, apenas aproveitar os recursos. Mas, se por algum motivo você não quer usar o LibreOffice, há mais opções para você. No LibreOffice você terá alternativas para cada aplicativo, como o Writer alternativa ao Word, Calc alternativa ao Excel, Impress alternativa ao Powerpoint, LibreOffice Base alternativa ao Microsoft Access. O LibreOffice é gratuito e é uma das principais alternativas ao Microsoft Office no Linux. Para mais informações consulte o site brasileiro do LibreOffice.

Algumas imagens do LibreOffice!

Use os controles laterais na imagem para avançar ou retroceder.

[tg_gallery_slider gallery_id=”33533″]

Calligra Suite

O Calligra Suite é conhecida por vir como padrão em algumas distribuições que priorizam aplicações do KDE, no entanto os recursos são básicos, você vai conseguir desempenhar o trabalho, mas nada comparado as suítes mais populares, no entanto é uma alternativa ao Microsoft Office no Linux sem nenhum dúvida, vai do gosto e da necessidade de cada um. Os aplicativos são o Words alternativa ao Word, Sheets alternativa ao Excel e o Stage alternativa ao Powerpoint. O Calligra também é gratuito e esta disponível nos repositório oficiais das distribuições. Visite o site do Calligra e conheça um pouco mais.

Algumas imagens do Calligra Suite

Utilize os controles na imagem para avançar ou retroceder

[tg_gallery_slider gallery_id=”33548″]

WPS Office

O WPS Office é muito conhecido especialmente por ser a suite de escritório padrão na famosa distribuição Deepin, além de ter muitos recursos como outras suítes de escritório, ele também tem um visual muito parecido com o produto da Microsoft. Sendo assim, ele pode ser uma alternativa ao Microsoft Office no Linux para aqueles que querem os recursos e também um visual que lembre um pouco o MS Office. No passado, o WPS Office era chamado de Kingsoft Office, a uma versão gratuita e outra paga, mas nada que desabone o uso da versão gratuita. Inclusive há um armazenamento gratuito de 1GB para todos os usuários, inclusive tenho utilizado-o para minhas apresentações em eventos e tem sido satisfatório. No WPS Office temos o Writer alternativa ao Word, Presentation alternativa ao Powerpoint e Spreadsheets alternativa ao Excel. Você pode saber mais sobre o WPS Office acessando o site do projeto.

Algumas imagens do WPS Office

Utilize os controles na imagem para avançar ou retroceder

[tg_gallery_slider gallery_id=”33555″]

Apache OpenOffice

O Apache OpenOffice foi de forma resumida, a suíte que deu origem ao LibreOffice, então digamos que amba suítes são irmãs, no entanto, no quesito recurso o LibreOffice esta muito a frente. Além do poder comunitário em aprimoramento e correções que são muito maiores. No entanto, caso o LibreOffice não tenha lhe atendido até então, vale muito testar o Apache OpenOffice, os nomes dos aplicativos são os mesmos do LibreOffice e a aparência e estrutura muda pouca coisa. Para mais informações acesse o site do projeto.

OnlyOffice

O OnlyOffice é uma outra alternativa ao Microsoft Office no Linux que também vem ganhando público. Já faz algum tempo que assim como as suítes que citamos acima, o OnlyOffice também esta disponível nos repositórios oficiais das principais distribuições Linux. No entanto, o OnlyOffice tem compatibilidade com o Microsoft Office e com os formatos abertos (OpenDocument). No entanto, há disponibilidade apenas para testar por 30 dias, em seguida você terá que pagar pela licença, a não ser que você faça parte de uma organização sem fins lucrativos, aí neste caso você pode solicitar a gratuidade. Você pode obter mais informações no site do projeto.

Algumas imagens do OnlyOffice

Utilize os controles na imagem para avançar ou retroceder

[tg_gallery_slider gallery_id=”33563″]

Considerações finais no momento da escolha

O Microsoft Office é sem dúvida a suíte de escritório mais popular no mundo inteiro, no entanto, nem todos temos condições financeiras para arcar com os custos de licenciamento. Ao mesmo tempo, não podemos olhar para as outras suítes como quebra galhos, mas como de fato um concorrente a altura que vai dar conta do serviço, existem outras alternativas para o Microsoft Office no Linux, mas destacamos as mais populares e que sabemos que vai dar conta dos trabalhos do cotidiano, como também dos mais específicos, basta que experimentemos cada suíte e que decida qual suite utilizar. Se me permite, atualmente estou usando o WPS Office e tenho me surpreendido com os recursos. Espero ter ajudado você a tomar a decisão e também ter dado opções para escolha.

Novidades do Ubuntu 18.10 “Cosmic Cuttlefish”

Previous article

Usuários do Ubuntu 18.04 LTS e Ubuntu 18.10 são convidados a testar o suporte Nvidia PRIME

Next article

You may also like

More in Artigos