Tutoriais

16/01/2022 às 15:41

11 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Principais comandos Snap para Linux!

Saiba como usar os comandos para pacotes Snaps no Linux! Aprenda a instalar, atualizar, remover qualquer pacote snap pelo Terminal Linux!

Principais comandos Snap para Linux!

Snap é um empacotamento de software que tem o objetivo de ser universal. A ideia central é ter uma número maior de softwares para Linux, e para isso, concentrar tudo em um único tipo de empacotamento facilita o desenvolvimento. No entanto, os pacotes snap possuem comandos exclusivos, e saber sobre ele vai facilitar muito o seu uso. Conheça os principais comandos Snap utilizados no Linux.

Nós temos postado alguns artigos de como instalar o Snap em sua distribuição. Neste guia, saiba como utilizar pacotes Snap no Terminal Linux. Então vamos lá, confira e veja como é simples, basicamente o Snap já presente no Ubuntu segue o mesmo padrão dos gerenciadores de pacotes que já conhecemos e que vem com nossas distribuições favoritas.

Ativando o suporte a pacotes Snaps no Linux

O suporte a pacotes Snaps, como todos sabem, não vem ativo por padrão na maioria das distribuições Linux. Mas, é possível ativar em todas elas. No entanto, no caso do Ubuntu Linux, este suporte já vem ativado por padrão. Contudo, nós preparamos um guia passo a passo para instalar e ativar o suporte a pacotes Snap no Linux.

Como utilizar pacotes Snap no Linux pelo Terminal

Para saber quais são os pacotes disponíveis no Snap execute o comando snap abaixo:

Terminal
snap find

Agora, veja um exemplo de uso do comando find para localizar pacotes snaps. Digamos que você queira localizar o LibreOffice empacotado como snap, então execute o comando abaixo:

Terminal
snap find libreoffice

Agora, digamos que você já encontrou o pacote snap que precisava e agora claro, você quer instalar, para isso execute o comando abaixo:

Terminal
sudo snap install libreoffice

Onde os pacotes Snaps são instalados?

É importante lembrar que os pacotes Snaps não vão ser instalados na raiz do seu sistema, como os programas padrões, ele vai ficar na sua home, o caminho é /var/lib/snapd/snaps!

Comando para atualizar pacotes Snaps no Linux

Agora, ainda utilizando o pacote do LibreOffice. Digamos que você soube que uma nova versão do pacote libreoffice está disponível. No entanto, você quer apenas atualizar para a nova versão, neste caso execute:

Terminal
sudo snap refresh libreoffice

Como saber quais pacotes snaps estão instalados no Linux

Dito isso, se você quiser saber quais os pacotes Snap estão instalados execute o comando abaixo. Inclusive, essa listagem é importante para quem instalou muitos pacotes e quer saber sobre todos. Além disso, também é crucial saber o nome do pacote que talvez você queira desinstalar. Desta forma, com esse comando tudo é possível.

Terminal
sudo snap list

Comando para desinstalar pacotes snaps

Agora, supomos que após instalar o LibreOffice ou qualquer outro pacote snap, você queira desinstalar. Para isso, execute o comando abaixo trocando o nome LibreOffice pelo que você precisa.

Terminal
sudo snap remove libreoffice

Alterações do pacotes snap no Linux

Agora, para executar este comando o pacote snap a ser consultado precisa estar instalado. Assim, vamos suporte que instamos o Gimp e queremos saber tudo o que foi feito com ele no sistema:

Terminal
snap changes gimp

Pronto! Note a tela abaixo, há apenas os dados de instalação que foi feita hoje. Desta forma, você consegue saber o horário, o comando, e a ação que foi justamente instalar.

Manual completo dos pacotes snap para Linux

Por fim, ainda temos o man page do Snap. O comando é simples e contém tudo sobre os pacotes Snap. Mas, observe que a leitura será feito exclusivamente pelo Terminal. Assim, para acessar o manual do snap execute:

Terminal
man snap

E assim, você verá a seguinte tela:

Sobre o uso de pacotes Snap no Linux

Como dito, a adesão dos pacotes snaps no Linux está crescendo. Mas, a popularização deles ainda é lenta. No entanto, o empacotamento era tido como uma exclusividade do Ubuntu, mas não é. Qualquer distribuição Linux, baseada ou não no Ubuntu pode instalar os pacotes snaps.

Desta forma, pensando que talvez você queira instalar pacotes Snaps no seu sistema. Desensolvemos um tutorial completo sobre como ativar e instalar aplicativos través da Snap Store. Por fim, esperamos ter ajudado você.

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.