Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

24/09/2019 às 07:00

5 min leitura

Por Claylson Martins

AMD Navi 10 finalmente chega à árvore de firmware Linux

AMD Navi 10 finalmente chega à árvore de firmware Linux

Embora a AMD tenha fornecido suporte de código aberto da série Radeon RX 5700 (Navi 10) desde o lançamento e esse código tenha trabalhado nas várias bases de código da linha principal, do kernel Linux ao Mesa, um ponto importante no suporte é que as imagens binárias de microcódigo não estão sendo exibidas. Assim, ela está disponível no local de referência linux-firmware.git, conforme necessário para inicializar o hardware. Porém, agora o problema do firmware/microcódigo do Navi 10 foi finalmente corrigido com as imagens chegando nesta segunda-feira. Portanto, o AMD Navi 10 finalmente chega à árvore de firmware Linux.

Até agora, qualquer cliente Linux da série Radeon RX 5700 ou empacotador de drivers de distribuição de terceiros precisou extrair esses bits binários desse diretório Navi10 no site pessoal do mantenedor líder da AMDGPU, Alex Deucher. Pelo site pessoal, ele normalmente monta esses arquivos binários de microcódigo até chegar ao linux-firmware.git como local de fato para todos os arquivos de firmware dos drivers do Linux.

AMD Navi 10 finalmente chega à árvore de firmware Linux

Por motivos desconhecidos, até hoje o firmware/microcódigo do Navi 10 levou para upstream. A boa notícia é que a partir de agora já está em vigor. Esta é uma boa notícia para as distribuições Linux que constroem seu pacote de firmware Linux a partir daqui. No entanto, podem desconhecer o firmware Navi 10 fora da árvore ou desinteressado em obter de locais diferentes. Isso significaria que nenhum suporte de GPU de código aberto da Navi funcionaria. Só até agora.

Além de precisar desses arquivos de microcódigo, para suporte a Linux Navi de código-fonte aberto, ele também deve estar no Linux 5.3+ e Mesa 19.2+, juntamente com o LLVM 9.0+. Como geralmente ocorre com as novas GPUs no Linux, quanto mais novos esses componentes, em geral, proporcionam mais recursos e desempenho. Então, o Mesa 19.3 e o Linux 5.4 provavelmente são um ponto ideal para o suporte da série Radeon RX 5700.

Fonte: Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×