in

AMD prepara suporte a driver USB-C Linux para placas gráficas Radeon

Vejam as vantagens do novo recurso.

https://www.youtube.com/watch?v=fcmeOfqoRgs
Imagem: Reprodução | Tech Spot.

A AMD prepara suporte a driver USB-C Linux para placas gráficas Radeon. Com algumas placas gráficas da série Radeon RX 6000 apresentando uma interface USB-C para monitores USB-C ou fones de ouvido VR, a AMD tem trabalhado no suporte do driver Linux de código aberto para esta interface.

- Anúncios -

Semelhante às placas NVIDIA que suportam “VirtualLink” e o driver USB Type-C em que trabalharam como resultado (embora a NVIDIA tenha abandonado esta interface para GPUs Ampere), a AMD está trabalhando pelo mesmo caminho agora em seu suporte de driver Linux.

AMD prepara suporte a driver USB-C Linux para placas gráficas Radeon

AMD prepara suporte a driver USB-C Linux para placas gráficas Radeon

O controlador USB Type-C encontrado nas GPUs AMD Navi mais recentes pode ser acessado via I2C e é baseado no DesignWare IP.

O suporte USB-C da série Radeon RX 6000 acaba estendendo o driver PCI i2c-designware existente do kernel Linux com cerca de 200 linhas de código para fazer a interface USB-C funcionar nessas placas gráficas.

O código está atualmente na lista de discussão do kernel, mas pode chegar assim com a versão do Linux 5.13 se tudo correr bem.

Segundo o que está lá:

A mais recente placa de GPU AMD NAVI tem um controlador Type-C integrado e Designware I2C com interface PCI. O controlador Tipo-C pode ser acessado em I2C. O driver do cliente faz parte do driver USB Type-C UCSI.

Além disso, existem algumas limitações de IP notáveis ??que são tratadas como
soluções alternativas:

  • A transação I2C funciona em um modo de votação, pois o IP não gera
    interromper.
  • Comando de leitura I2C enviado duas vezes para resolver os problemas de IP.

drivers/i2c/busses/i2c-designware-common.c

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

oneplus-watch-pode-receber-o-recurso-always-on-display

OnePlus Watch é apresentado

spotify-reprojeta-mac-e-aplicativos-da-web

Spotify lança tela inicial renovada