Antes de mais nada, já leu a Parte I desta série? Se ainda não leu, corre lá. Neste artigo, fique por dentro da grande reformulação no Android feita pelo Google e saiba como isso afeta o nome dos lançamentos e até mesmo o design do pequeno robô que representa a marca Android.
Novo robô, nova marca
Anteriormente, a marca Android era fragmentada. Andy, o mascote do Android, aparecia em alguns produtos, enquanto o nome Android aparecia em outros. Ambos representavam a mesma coisa, mas o Google percebeu que seria mais eficaz se o mascote e a palavra Android aparecessem juntos, mas não iguais. O mascote do Android e a marca agora aparecem em uma imagem, com a palavra Android sentada ao lado do Andy ou abaixo dele.
Em um esforço para melhorar o encaixe da marca e como parte da grande reformulação no Android, a equipe de Sydney Thomashow, líder de marca e criativo do Google para Android, teve que repensar o mascote e a marca. Andy tinha uma nova cor, mas era suficiente para tornar a marca mais acessível? E como a palavra Android pode se tornar uma imagem de marca mais coesa?
Thomashow começou com a própria marca. Ela queria que o nome parecesse pertencer ao mascote, então fez alguns pequenos ajustes que você nem percebeu.
Ela disse:
[Ao projetar a palavra Android da marca], tiramos uma quantidade enorme de inspiração de um dos nossos ativos mais reconhecíveis, o robô Android. E começamos a tornar nossa palavra Android um pouco mais fina, um pouco mais geométrica e moderna. Na verdade, introduzimos algumas curvas na palavra que imitam e refletem o mesmo raio que você veria em todo o robô.
Grande reformulação no design do Android
Na nova palavra da marca, existem curvas na parte inferior do texto, onde você normalmente encontraria linhas retas no design antigo. Isso ajuda a tornar a palavra da marca mais parecida com o próprio robô Android, como se fosse feita para ele. A curva do “o” na palavra Android ainda tem o mesmo raio da cabeça do robô Andy. É sutil, mas realmente enfatiza o novo design.
Em relação ao o mascote do Android, a equipe de Thomashow decidiu usar apenas a cabeça em vez de todo o corpo do mascote. Isso permitiu que eles se concentrassem em como o robô poderia ser mais expressivo, usando menos elementos. Andy pode não parecer muito diferente, mas são as pequenas mudanças que causam maior impacto.
Thomashow disse:
Alguns dos ajustes que fizemos no robô Android são muito sutis e leves. Mas muito disso tinha a ver com o desenvolvimento de uma composição com palavra Android da marca para criar um logotipo coeso. Na minha opinião, abaixar os olhos levemente também permite que o robô quase pareça estar realmente fazendo contato visual. Parece um pouco mais humano para mim. Além disso, para as antenas, mudamos cerca de um grau para quem realmente está comparando o antes e o depois. E isso foi realmente para equilibrar as coisas.
O novo mascote do Android é inegavelmente mais simples. A remoção dos braços, pernas e tronco move o foco para sua característica mais expressiva: a cabeça. O Google tem pensado muito em como ele pode usar pequenos elementos expressivos, como antenas e olhos, para dar emoção e vida ao robô, além de apresentar alguns conceitos realmente interessantes. As antenas podem ajudar a expressar emoções, conduzir os olhos do espectador em uma determinada direção e muito mais.
Adeus, guloseimas saborosas! Olá, números de versão!
Enquanto repensava como poderia tornar a marca do Android mais acessível, o Google concluiu que os nomes saborosos das versões não funcionam bem no mercado global. Em algumas regiões, as pessoas nunca ouviram falar das barras de KitKat. E vamos ser realistas, alguém realmente sabe como pronunciar “nougat“?
Embora seja um pouco triste ouvir, passar dos nomes para os números das versões foi a melhor opção.
Agora, o Android Q é oficialmente o Android 10. Isso é um pouco triste para a comunidade, que sempre gostou de adivinhar como a próxima versão seria chamada. Mas o Google garantiu que ainda usará codinomes internos para os principais lançamentos do Android. Além disso, o Android Q foi um período de transição. Independentemente disso, gostaríamos de saber como o Google vai decidir chamar o Android 11 internamente.
Mas, mesmo com os números de versão, o Google mantém coesão na palavra da marca Android. O novo design para o Android 10 tem a mesma curva que você encontrará na palavra da marca Android, fazendo referência ao robô. Tudo parece muito semelhante e deve ajudar a marca Android a ser muito mais acessível.
Thomashow disse:
Então você notará na marca do Android 10 que o mesmo raio que você verá refletido na palavra da marca Android foi transferido para o número 10. Portanto, o número “1” que você vê tem a mesma pequena curva e o mesmo raio, obviamente baseados nas formas que você vê no robô Android.
De várias maneiras, o robô Android deixou sua marca em muitos outros aspectos de nossa identidade de marca.
Uma grande reformulação no Android
É bom ver o Google adotando o Android como parte da marca Google. O esquema de nomeação de sobremesas pode estar desaparecendo dos produtos, mas o sistema operacional principal ainda é o mesmo Android que sempre gostamos.
Neste segundo artigo da série, você ficou por dentro da grande reformulação no Android feita pelo Google e como isso afeta o robô Andy e até mesmo o nome Android.
Se gostou, não deixe de compartilhar!
Fonte: Android Authority
Leia também: Android 10 recebe primeiro patch de segurança