in

Anunciada especificação de memória DDR5 de última geração

O padrão DDR5 SDRAM quadruplica a densidade do DDR4.

Overclockers empurram DDR4 para frequência recorde usando Ryzen 4000 da AMD
Imagem: PublicDomainPictures | Pixabay.

A JEDEC Solid State Technology Association anunciou a especificação final de memória DDR5 com uma série de atualizações significativas em relação ao padrão anterior. O corpo de normas levou dois anos a mais do que o planejado para alinhar o que virá a seguir.

O padrão DDR5 SDRAM quadruplica a densidade do DDR4, passando de 16 GB por matriz para 64 GB. Isso permitirá que os fabricantes produzam DIMMs com capacidades de até 2 TB. Em termos de taxa máxima de dados, o DDR5 oferecerá 6,4 Gbps ou o dobro da taxa de dados do DDR4. No entanto, os primeiros módulos a chegar ao mercado consumidor serão capazes de atingir apenas 4,8 Gbps, o que é uma melhoria significativa.

Anunciada especificação de memória DDR5 de última geração

Os requisitos de energia também foram reduzidos. A tensão operacional padrão é de 1,1 V no DDR5 versus 1,2 V necessário para o DDR4. E embora isso possa parecer um pouco pequeno, existem várias melhorias na arquitetura que simplificarão o design da placa-mãe, mantendo a mesma contagem de 288 pinos.

Os módulos DDR5 SDRAM não serão compatíveis com os slots DDR4 atuais. DIMMs individuais terão que vir com um regulador de tensão integrado, onde os fabricantes precisam comprar apenas tantos reguladores de tensão quanto o número de DIMMs instalados nos sistemas finais. Não está totalmente claro neste momento, mas isso também pode melhorar os rendimentos e o consumo de energia.

Anunciada especificação de memória DDR5 de última geração
A JEDEC Solid State Technology Association anunciou a especificação final de memória DDR5 com uma série de atualizações significativas em relação ao padrão anterior. Imagem: Divulgação.

Curiosamente, todo DDR5 DIMM funcionará por si só no modo dual-channel, já que os bancos de memória agora podem ser endereçados em dois subcanais independentes de 32 bits. Além disso, o comprimento do burst para cada um desses canais foi aumentado de 8 bytes (BL8) para 16 bytes (BL16). Como resultado, a DDR5 SDRAM poderá executar duas operações de 64 bytes na mesma quantidade de tempo que leva para o DDR4 SDRAM executar uma única.

Empresas como Micron e SK Hynix já estão amostrando DDR5 com parceiros do setor e a fabricação em massa de memória DDR5 deve começar ainda este ano.

Fonte: Tech Spot

Como instalar o Volatility Framework no Ubuntu, Linux Mint e extraia artefatos digitais da memória RAM!

Plano interno da AMD mostra suporte nativo a DDR5 e USB 4.0 chegando em 2022

Samsung está produzindo DRAM LPDDR5 de 16 GB para smartphones de última geração