Durante a palestra do iPhone 15 da última semana, a Apple se concentrou bastante nas proezas de jogo de seu novo chip A17 Pro. A Apple diz que o iPhone 15 Pro será o melhor console de jogos graças ao chipset que alimenta o dispositivo.
iPhone 15 Pro: o melhor console de jogos, segundo a Apple
Em uma nova entrevista com Taylor Lyles no IGN, um trio de executivos da Apple oferece mais detalhes sobre os planos da empresa de transformar o iPhone 15 no “melhor console de jogos” do mundo. O iPhone 15 Pro é equipado com o novo chip A17 Pro, que se concentra fortemente em melhorias no desempenho da GPU. A nova GPU de “classe profissional” oferece um novo design de 6 núcleos que, segundo a Apple, não apenas melhora o desempenho, mas também a eficiência energética. Você pode esperar um desempenho de GPU até 20% mais rápido, junto com ray tracing acelerado por hardware pela primeira vez.
Para aprofundar o foco do iPhone 15 Pro em jogos, o IGN conversou com Jeremy Sandmel, Diretor Sênior de Software GPU da Apple, Tim Millet, VP de Arquitetura de Plataforma, e Kaiann Drance, VP de Marketing Mundial de Produtos para iPhone. Na entrevista, Millet enfatizou que o objetivo da Apple não é necessariamente competir diretamente com consoles específicos como o PlayStation 5 ou o Xbox Series S. Em vez disso, seu foco está na construção de uma plataforma e ferramentas que atraiam diretamente os desenvolvedores de jogos:
Acho que estamos focados nos desenvolvedores e nos títulos dos jogos. Menos em tentar competir com consoles. Acho que o console é apenas uma maneira conveniente de falarmos sobre os jogos clássicos e os tipos de jogos que os desenvolvedores que almejamos, aqueles que tiveram sucesso em implantar lá. Fizemos o nosso melhor para tentar entregar a mesma caixa de ferramentas aos desenvolvedores e estamos trabalhando duro com eles.
Em resposta à possibilidade de superaquecimento do iPhone 15 Pro e falha na sustentação do desempenho em jogos de alta intensidade, Drance explicou:
Isso é parte do benefício de projetarmos para um modelo específico de iPhone. Então, no nível do sistema, somos capazes de trabalhar entre equipes para entender como o desempenho que estamos possibilitando, como ele se manifestará na jogabilidade real e se seremos capazes não apenas de atingir aqueles quadros maravilhosos. taxas e desempenho máximo e gráficos de que Jeremy falou, mas também se seremos capazes de sustentá-los. Eu sei que fazemos muito no lado do SoC, fazemos muito no lado do software para garantir que esta seja uma ótima experiência.
Um dispositivo excelente para jogos
Sandmel observa o velho ditado que diz que “o melhor console de videogame é aquele que você tem com você”. Mas não é isso que a Apple pretende desta vez. Em vez disso, Sandmel acredita que o iPhone “será o melhor console de jogos”, sem exceções. Além da entrevista em si, vale destacar a decisão da Apple de conceder entrevista especificamente ao IGN . É um exemplo de como a empresa está saindo de seus círculos normais de marketing na tentativa de alcançar um novo público com interesse particular em jogos.