in

Arch muda de XZ para Zstd: pacote cresce menos de 1% e descompressão fica 1300% mais rápida

Esta é uma grande mudança no Arch Linux.

Arch muda de XZ para Zstd: pacote cresce menos de 1% e descompressão fica 1300% mais rápida

O Arch Linux vem trabalhando nos últimos meses na transição para pacotes compactados com Zstd, no lugar da compactação XZ, para uma instalação mais rápida dos pacotes. No final de dezembro, o esquema de compactação de pacotes mudou e os resultados são impressionantes. Portanto, o Arch muda a compactação de XZ para Zstd, pacote cresce menos de 1% e descompressão fica 1300% mais rápida.

A taxa de compactação de pacotes para XZ e Zstd é semelhante e, ao recomprimir todos os pacotes do Arch com Zstd, houve um aumento total de cerca de 0,8% para todos os pacotes combinados. No entanto, o tempo de descompressão para todos os pacotes do Arch teve uma aceleração de ~ 1300%. Também é promissor que ainda não tenham surgido problemas nos testes.

o Zstd, abreviação de Zstandard, do Facebook, já é usado por outras distribuições Linux e desde outubro do ano passado era trabalhada para ser implementada no Pacman 5.2. Ele é usado para uma compactação e descompactação mais rápida de pacotes.

À medida que os pacotes do Arch são atualizados, a transição para o Zstd continuará. Isso enquanto os empacotadores estiverem usando as ferramentas de desenvolvimento mais recentes que padronizam o algoritmo de compactação do Zstandard.

Arch muda de XZ para Zstd: pacote cresce menos de 1% e descompressão fica 1300% mais rápida

Conforme anunciado na [mailing list] (https://lists.archlinux.org/pipermail/arch-dev-public/2019-December/029752.html), na sexta-feira, 27 de dezembro de 2019, nosso esquema de compactação de pacotes mudou de xz (.pkg.tar.xz) para [zstd (.pkg.tar.zst)] (https://lists.archlinux.org/pipermail/arch-dev-public/2019-December/029778.html).

Já temos mais de 545 pacotes compactados com zstd em nossos repositórios e, à medida que os pacotes são atualizados, mais continuam a aparecer. Ainda não encontramos nenhum problema relacionado ao usuário, portanto as coisas parecem estar funcionando. Como empacotador, você começará automaticamente a criar pacotes .pkg.tar.zst se estiver usando a versão mais recente do devtools (> = 20191227). Como usuário final, nenhuma intervenção manual é necessária, supondo que você tenha lido e seguido a publicação [do final do ano passado] (https://www.archlinux.org/news/required-update-to-recent-libarchive/)

Se você ainda não atualizou o libarchive desde 2018, toda a esperança não está perdida! Compilações binárias de pacman-static estão disponíveis no [repositório pessoal] de Eli Schwartz (https://wiki.archlinux.org/index.php/Unofficial_user_repositories#eschwartz), assinado com suas chaves de usuário confiável, com as quais você pode executar a atualização.

Mais detalhes via arch-Announce.

Via Phoronix