A comunidade Armbian anunciou a disponibilidade do Armbian 22.02. Assim, esta é a mais recente versão estável deste promissor sistema operacional baseado em Debian e Ubuntu para dispositivos ARM. Ele chegou seis meses depois do Armbian 21.08. Então, o Armbian 22.02 está aqui para apresentar o suporte inicial para dispositivos Raspberry Pi.
A placa Raspberry Pi 4 Modelo B é atualmente suportada com compilações de 64 bits usando os kernels 5.15 LTS e 5.16 da Raspberry Pi Foundation, bem como a ferramenta flash-kernel
Debian. Embora o suporte ao Raspberry Pi ainda esteja como WIP (Work in Progress), parece que a comunidade está relatando o sucesso da execução do Armbian. Isso em várias placas Raspberry Pi de 64 bits. Portanto, isso inclui as antigas placas Raspberry Pi 3 Model B e Raspberry Pi CM3 e CM4.
Armbian 22.02 ganha suporte oficial para Raspberry Pi e UEFI
No entanto, o trabalho na porta Raspberry Pi está longe de terminar. Então, os desenvolvedores do Armbian precisam de ajuda para fornecer à comunidade uma versão totalmente funcional. Por enquanto, você pode ajudar baixando e testando as imagens oficiais do Raspberry Pi. Elas têm como base o Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) (somente CLI), bem como no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) com o ambiente de desktop Xfce.
Nós realmente esperamos que a comunidade Raspberry Pi se envolva! Armbian no RPi só é possível por conta dos excelentes esforços de mainlining dessa comunidade. Na verdade, atualmente estamos construindo o kernel do repositório raspberrypi/linux diretamente para nossa conveniência. No entanto, usar o Linux mainline também é possível usando o sistema de compilação, disseram os desenvolvedores.
Entre outros novos recursos da versão Armbian 22.02, destacam-se
- suporte UEFI para plataformas AArch64 (ARM64) e x86 usando o carregador de inicialização GRUB do Debian GNU/Linux e Ubuntu;
- há uma nova versão de lançamento contínuo baseada no Debian Sid (Unstable);
- e a placa ODROID-N2(+) está no u-boot da linha principal.
Além disso, os desenvolvedores anunciaram uma nova estrutura. Ela vai permitir que os usuários estendam o sistema de compilação Armbian independentemente da base de código principal. Por outro lado, fizeram grandes melhorias na automação de compilação (CI/CD) com uso extensivo de ações do Github e corrigiram inúmeros bugs.
Todas as compilações do CURRENT
Armbian 22.02 agora usam o kernel Linux 5.15 LTS (com suporte ZFS), enquanto as compilações EDGE
foram atualizadas para a série de kernel Linux 5.16 mais recente. Como esperado, isso permite suporte para mais dispositivos, como a placa Orange Pi R1 Plus LTS, bem como YT8531 e outros chips MotorComm.
Por fim, esta versão permite:
- suporte 3D nas compilações baseadas em Debian;
- implementa suporte a controlador de ventilador para a placa NanoPi M2V2;
- e adiciona suporte inicial para compilações baseadas em Ubuntu derivadas da próxima série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS.
Via 9to5Linux