Instale o EndeavourOS ARM de 64 bits no Raspberry Pi 4

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Quem usa o Raspberry Pi 4 não para de ter surpresas agradáveis. Depois de mudanças no Ubuntu para rodar no dispositivo com apenas 2GB de memória, a versão mais potente do mini computador tem mais uma opção de sistema operacional. É que o EndeavourOS ARM de 64 bits já pode rodar normalmente no Raspberry Pi 4, junto com várias opções de ambientes gráficos disponíveis.

O anúncio desta versão foi feita pelo fundador do EndeavourOS, Bryan Poerwo. Ele falou sobre a novidade em relação ao script de instalação do EndeavourOS ARM. Assim, isso permite instalar a distribuição baseada em Arch Linux em vários Single Board Computers (SBCs). Portanto, o sistema agora oferece uma opção de instalação de 64 bits para modelos Raspberry Pi 4. Isso é possível graças ao uso do kernel de 64 bits do sistema operacional Raspberry Pi oficial. O desenvolvimento dessa distribuição Linux é da Raspberry Pi Foundation. Além da opção de instalação de 64 bits, existe outra opção de 32 bits. Por outro lado, adiciona suporte para dispositivos de armazenamento USB e a série de kernel Linux 5.15.

Instale o EndeavourOS ARM de 64 bits no Raspberry Pi 4

Instale o EndeavourOS ARM de 64 bits no Raspberry Pi 4

A versão anterior do script de instalação usava um kernel AArch64 (ARM64). Esta não suportava dispositivos de armazenamento USB no Raspberry Pi 4. Então, isso deve ser uma excelente notícia para aqueles que desejam usar uma instalação do EndeavourOS de 64 bits em seu Raspberry Pi 4 de modelo B.

Foi uma solicitação que estava no topo da lista de nossos usuários ARM e agora temos o orgulho de apresentar nosso novo e aprimorado script de instalação ARM com a opção de instalar mais ambientes de desktop, gerenciadores de janelas e uma opção de instalação de 64 bits para o Raspberry Pi4b, disse o líder do projeto Bryan Poerwo.

Além da opção de instalação de 64 bits para SBCs Raspberry Pi 4, o novo script de instalação também adiciona a capacidade de instalar vários ambientes gráficos, incluindo o LXDE, bem como os gerenciadores de janelas Qtile, Openbox e Sway.

Então, se você possui um Raspberry Pi 4 e deseja instalar o EndeavourOS ARM, basta seguir as instruções fornecidas pela equipe de desenvolvimento que estão disponíveis aqui. Basicamente, você terá que escrever a imagem ISO do EndeavourOS mais recente em um cartão microSD, baixar o script de instalação do EndeavourOS ARM e executar o instalador baseado em texto. Esse processo tem várias etapas.

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.