in

Astro Slide é um smartphone 5G com Android, Linux e teclado

Empresa é a mesma por trás do PDA Gemini e do Cosmo Communicator.

Smartphone 5G vem com Android, Linux e um teclado

Planet Computers, com sede em Londres, está em uma missão para reinventar o icônico PDA da série 5 da Psion para a era dos smartphones. Emboramuitos entusiastas se lembrem da Série 5 de 1997 com carinho e estejam frequentemente abertos à ideia, os esforços anteriores da empresa, o Gemini PDA e o Cosmo Communicator, tiveram desvantagens. Conheça, portanto, o Astro Slide, smartphone 5G vem com Android, Linux e um teclado.

O PDA Gemini, por exemplo, é um dispositivo que, apesar de um ótimo teclado, é difícil de fazer e receber chamadas e só tem uma câmera – uma unidade frontal para chamadas de vídeo. O Cosmo Communicator adiciona uma pequena tela de toque externa para notificações e algumas funções básicas, além de uma câmera traseira, mas também deixa a desejar da mesma forma.

O Astro Slide, anunciado hoje por meio de uma campanha de crowdfunding no Indiegogo, tem um novo design com uma tela grande (6,53 polegadas) que se abre para revelar o teclado, transformando o dispositivo de um smartphone retrato em um PDA de paisagem através de um mecanismo RockUp patenteado.

Smartphone 5G vem com Android, Linux e um teclado
O mecanismo RockUp patenteado do Astro Slide transforma o dispositivo de smartphone em retrato para PDA em paisagem. Imagens: Planet Computers

Veja comparação do Astro Slide, smartphone 5G que vem com Linux, teclado e Android com seus dois antecessores:

Smartphone 5G vem com Android, Linux e um teclado

Smartphone 5G vem com Android, Linux e um teclado

Smartphone 5G vem com Android, Linux e um teclado

Assim como no Gemini PDA e no Cosmo Communicator, o designer por trás do fator de forma é Martin Riddiford, que também foi responsável pelo design industrial da Psion Series 5 original.

Iniciamos esse processo analisando dispositivos com telas duplas, o que pensávamos ser um grande comprometimento no teclado, disse Janko Mrsic-Flogel, CEO da Planet Computers. Então analisamos o tipo usual de flip-up, como o F (x) tec, mas isso reduziu o tamanho do teclado. Então, criamos alguns designs que não comprometem o teclado – nós patenteou os dois e está lançando um deles agora.

Especificações

Quando fechado, o Astro Slide de 6,53 polegadas se parece com um smartphone convencional de tela grande – embora seja robusto, graças ao teclado físico. Ele mede 76,6 mm de largura por 164 mm de profundidade por 15 mm de espessura e pesa 300g, em comparação com 73,7 mm x 161,9 mm x 7,8 mm e 186 g para o Samsung Galaxy S20 +, por exemplo.

O Astro Slide é alimentado pelo chipset Dimensity 1000, da MediaTek, um SoC de 7 nm com um modem 5G integrado que fornece suporte para SIMs 5G duplos e agregação de operadora, resultando em desempenho de até 4,7 Gbps.

O modelo padrão, com um preço-alvo de £ 799, virá com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno (expansível via MicroSD). No entanto, Mrsic-Flogel disse que pode haver um modelo premium com mais RAM e 1 TB de armazenamento em devido tempo.

Ele suporta Wi-Fi 6 (802.11ax) e possui uma câmera traseira de 48MP – um grande avanço em relação aos 24MP do Cosmo Communicator. A câmera frontal não é alterada em 5MP.

O Astro Slide é executado no Android 10, com uma opção de inicialização múltipla que suporta várias distribuições Linux. Ele vem com o pacote de software da Planet Computers:

  • Agenda (listas de tarefas e calendário);
  • Correio (e-mail);
  • Dados (banco de dados);
  • e Notas (anotações e ditado).

Um ajuste do software para o Astro Slide será a capacidade de especificar diferentes ícones de acesso rápido para os modos retrato e paisagem.

Resumindo “o primeiro telefone 5G com teclado”, Mrsic-Flogel disse:

… parece um PDA, mas fornecerá funcionalidade ainda melhor sem comprometer o uso de retrato e paisagem, e uso com uma mão, que estava faltando um pouco. Os usuários do Cosmo Communicator apreciam o modo ‘semi-engajado’ quando o dispositivo está fechado e o modo ‘totalmente engajado’ quando é aberto.

Isso é ótimo para os usuários do Nokia Communicator/Psion, mas nós realmente queria atrair mais pessoas. Vemos isso mais para as pessoas do BlackBerry que desejam um teclado em um smartphone tradicional.

ZDNet

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Google encerrará sua rede social Shoelace em 12 de maio

Coronavírus faz o Google cancelar uma de suas maiores tradições anuais

impacto-do-covid-19-cibercriminosos-tem-como-alvo-o-zoom-e-aumentam-dominios-e-documentos-maliciosos

Impacto do COVID-19: Cibercriminosos têm como alvo o Zoom e aumentam domínios e documentos maliciosos